SóProvas


ID
1641688
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , referente aos princípios e métodos empregados na identificação humana.


O assinalamento sucinto, a fotografia simples, o retrato falado e o sistema datiloscópico de Vucetich são métodos de identificação judiciária.

Alternativas
Comentários
  • 96 C - Indeferido Os quatro métodos citados estão incluídos na modalidade de identificação judiciária. Sobre a fotografia simples, literatura especializada afirma “É um processo ainda em voga nas cédulas de identificação. Até pouco tempo, foi por demais empregado como meio de reconhecimento. Apresenta, no entanto, vários inconvenientes, entre os quais: dificuldade de classificação, alterações dos traços fisionômicos com o decorrer dos anos e o problema dos sósias. Apesar dos pesares, seria leviandade relegar a contribuição que ela tem dado ao trabalho policial nas questões do reconhecimento de pessoas procuradas”. Vale ressaltar que os inconvenientes citados para a fotografia simples dizem respeito, também, à fotografia sinalética, no entanto, ambas continuam sendo usadas.

  • ASSINALMENTO SUCINTO: anotação da estatura, raça, da compleição física, da cor dos olhos e dos cabelos e de alterações mais apelativas da atenção.
     

    FOTOGRAFIA SINALÉTICA: é uma fotografia comum, porém com redução de um sétimo de frente e de perfil direito, disciplinada com exata distância focal, que permite calcular a estatura do indivíduo.

     

  • Temos como métodos de Identificação judiciária: Processos antigos, Assinalamento sucinto, Fotografia simples, Retrato falado, Sistema antropométrico de Bertillon, Sistema geométrico de Matheios, Sistema dermográfico de Bentham, Sistema craniográfico de Anfosso, Sistema otométrico de Frigério, Sistema oftométrico de Capdeville, Sistema oftalmoscópico de Levinsohn, Sistema radiológico de Levinsohn, Sistema flebográfico de Tamassia, Sistema flebográfico de Ameuille, Sistema palmar de Stockes e Wild, Sistema onfalográfico de Bert e Viamay, Sistema poroscópico de Locard, Fotografica sinalética, Sistema dactiloscópico de Vucetich e Registro inicial de identificação (recém-nascidos).

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • gb c  

    1.1.1     ASSINALAMENTO SUCINTO

    O assinalamento sucinto é a descrição pura e simples da tipologia, como sexo, cor, raça, estatura, compleição física, estado nutricional, ortognatismo ou prognatismo, lóbulo da orelha livre ou fixo etc.

    1.1.2     FOTOGRAFIA SIMPLES

    É um processo ainda utilizado nas cédulas de identificação. Apresenta, no entanto, grande possibilidade de falha, por alguns motivos: dificuldade de classificação, alterações dos traços fisionômicos com o decorrer dos anos (não perenidade) e o problema dos sósias e gêmeos (não unicidade). Os inconvenientes citados para a fotografia simples dizem respeito, também, a fotografia sinalética (de frente e perfil), que veremos a seguir. No entanto, ambas continuam sendo usadas.