SóProvas


ID
1641691
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue o item subsecutivo , referente aos princípios e métodos empregados na identificação humana.


Considere a realização de uma radiografia de crânio que demonstre o contorno dos seios frontais em uma pessoa com trinta anos de idade. Nesse caso, se essa pessoa vier a falecer vinte anos após a realização desse exame, essa radiografia não será útil para identificação por comparação radiológica.

Alternativas
Comentários
  • FRANÇA destaca que "outro meio de identificação a ser utilizado, quando não se conta com opções mais confiáveis, é a comparação de radiografias antigas com as obtidas do indivíduo questionado. As mais frequentemente usadas são as radiografias do crânio, da face, dos ossos longos e dos dentes. O tempo decorrido entre uma e outra não tem muita importância. Entre essas comparações, as que se prestam melhor a uma identificação são as radiografias da face em que possam ser analisados os seios frontais e maxilares, quando são observados seus contornos de figuras geométricas variadas, as quais venham a se superpor precisamente em uma identidade. No crânio é muito importante o estudo das marcas vasculares correspondentes à ramificação da artéria meníngea média. Outros elementos importantes nesse estudo radiográfico são as presenças de próteses, as malformações, as placas metálicas e as consolidações viciosas. Por fim, a identificação pode ser possível por radiografias dentárias, desde que se tenham os padrões anteriormente registrados e eles sejam bem evidentes na confrontação das características identificadoras". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.184.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Sistema antropométrico de Bertillon: esse sistema, também chamado de bertillonagem, é a base dos processos de identificação civil e criminal. Baseia-se na imutabilidade do esqueleto após os 20 (vinte) anos e faz uso de onze medidas e a elas associam-se caracteres complementares.