-
E- No esperma tem um conjunto de substancias como o p30 e o PSA, inclusive o espermatozoide, nos indivíduos que tem azoospermia nao se encontra o espermatozoide mas eles têm esperma.
-
A presença de compostos do sêmen, como o líquido prostático, não tem haver com a ausência de espermatozoide!
-
Azoospermia caracteriza a situação em que nenhum espermatozóide é detectado no sémen ejaculado.
-
Gabarito: Errado
Indivíduos azoospérmicos tem ejaculação sem a presença de espermatozóides. Ainda assim, é possível ter a presença do antígeno prostático caracterizado pela fosfatase ácida e a glico proteína P30 (PSA).
Isso por que essas enzimas são produzidas na uretra por glândulas seminais e o esperma passa pelo ducto eferente. Desse modo, mesmo que o indivíduo seja vasectomizado é possível ter a certeza da caracterização de um estrupo, pois são essas enzimas que embasam essa alegação.
-
Hércules destaca “outros métodos empregados para demonstrar a presença de sêmen na vagina, com o mesmo significado que o achado de espermatozoides, são os que se baseiam na detecção, no líquido vaginal, da fosfatase ácida prostática, em altos teores, e do antígeno prostático-específico (PSA). Esses métodos têm recebido destacada importância porque podem evidenciar a presença de sêmen mesmo no caso de cópulas com indivíduos azoospérmicos por processo patológico ou por esterilização cirúrgica, e ainda nas situações em que falhe a identificação de espermatozoides por erro de observação, por autólise ou por contaminação bacteriana" HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 559
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO