SóProvas


ID
1641718
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue o próximo item.


Para se realizar a distinção sexual a partir do estudo da pelve, considera-se que a largura do acetábulo é maior no homem que na mulher, enquanto o ângulo subpubiano é maior na mulher que no homem.

Alternativas
Comentários
  • Acetábulo: O acetábulo é uma depressão na pelve onde ocorre a articulação do fémur com a pelve (articulação coxo-femural). MAIS LARGO NO HOMEM... devido os ossos serem maiores do que nas mulheres. 

  • CERTO

    Diferença morfológica da pelve masculina e feminina: 

    - A pelve feminina é mais inclinada que anteriormente que a masculina. É esta diferença de inclinação que faz com que as nádegas da mulher sejam mais elevadas e proeminentes.

    - A abertura superior da pelve masculina tende a ser oval e a da feminina arredondada.

    - A cavidade pélvica, no homem, é afunilada e, na mulher, é mais cilíndrica.

    - O ângulo subpúbico, formado pela união dos ramos do púbis e do ísquio dos dois lados, é de cerca de 60° no homem e 90° na mulher.

  • Hércules destaca que “o acetábulo é uma depressão arredondada na face lateral do osso ilíaco, onde se encaixa a cabeça do fêmur. É mais ampla em homens do que em mulheres. Encontra-se situado em uma disposição mais anteriorizada em indivíduos femininos. O púbis é mais alongado em mulheres, o ângulo subpúblico é mais aberto. Tais características guardam relação com o processo de parturição." HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 55

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • mUlher : ângulo subpubiano em U

    Já o do homem é em V, portanto, mais fechado.

    No mais, todas as características tendem a ser maiores no homem:

    Pelve masculina: interseções rugosas mais marcadas, íleo alto, articulação sacroilíaca grande, acetábulo grande e dirigido para o lado, buraco do obturador grande e oval, sínfise da púbis alta e sacro longo.

    Pelve feminina: interseções lisas pouco proeminentes, íleo baixo, articulação sacroilíaca pequena e oblíqua, acetábulo pequeno, buraco do obturador pequeno e triangular, sínfise da púbis baixa e sacro curto.

    Vale decorar também que:

    Mulher - forma de coração

    Homem- forma circular