109 E - Indeferido A questão procura explorar o conhecimento do candidato sobre a relação existente entre a estimativa da estatura pela medição dos ossos longos e o sexo, quando um esqueleto humano está sendo periciado. Ela não indaga sobre que tabela ou fórmula devem ser usadas, nem a qual grupo populacional a pessoa falecida pertence. Ocorre que, independente do grupo populacional, para indivíduos da mesma altura, a mulher terá os membros maiores que os homens, resultando que, para o tronco, a relação seja invertida. Por esta razão, independente do autor, as tabelas e fórmulas publicadas para estimativa da altura fazem diferenciação entre os sexos, conforme pode ser observado em literatura especializada.
São vários os métodos de medição, conforme especificações abaixo. Seria incorreto dizer que os mais importantes são os listados. Tento em vista que os mais conhecidos métodos são:
a)Tábua osteométrica de Broca- Considera: Fêmur,Tíbia, Fíbula, Úmero, Brádio, Ulna
b) Tabela de Trotter e Gleser Tabela de Étienne-Rollet | Comprimento dos ossos segundo as estaturas- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, rádio, Ulna
c) Tabela de Mendonça- Considera: Úmero e Fêmur
d) Tabela de Lacassagne e Martin- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, Rádio, Ulna
Em tais métodos, leva-se em consideração o sexo e, em alguns casos, a raça também.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO