SóProvas


ID
1641727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue o próximo item.


No estudo de um esqueleto humano, a correta estimativa da estatura da pessoa falecida a partir da medição dos ossos longos independe do estabelecimento prévio do sexo.

Alternativas
Comentários
  • 109 E - Indeferido A questão procura explorar o conhecimento do candidato sobre a relação existente entre a estimativa da estatura pela medição dos ossos longos e o sexo, quando um esqueleto humano está sendo periciado. Ela não indaga sobre que tabela ou fórmula devem ser usadas, nem a qual grupo populacional a pessoa falecida pertence. Ocorre que, independente do grupo populacional, para indivíduos da mesma altura, a mulher terá os membros maiores que os homens, resultando que, para o tronco, a relação seja invertida. Por esta razão, independente do autor, as tabelas e fórmulas publicadas para estimativa da altura fazem diferenciação entre os sexos, conforme pode ser observado em literatura especializada.

  • São vários os métodos de medição, conforme especificações abaixo. Seria incorreto dizer que os mais importantes são os listados. Tento em vista que os mais conhecidos métodos são:

    a)Tábua osteométrica de Broca- Considera: Fêmur,Tíbia, Fíbula, Úmero, Brádio, Ulna

    b) Tabela de Trotter e Gleser Tabela de Étienne-Rollet | Comprimento dos ossos segundo as estaturas- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, rádio, Ulna

    c) Tabela de Mendonça- Considera: Úmero e Fêmur

    d) Tabela de Lacassagne e Martin- Considera:Fêmur, Tíbia, Fíbula, Úmero, Rádio, Ulna

    Em tais métodos, leva-se em consideração o sexo e, em alguns casos, a raça também.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO



  • ESTATURA - vivo

    COMPRIMENTO - cadáver

  • a. Nariz platirrino: característico de negros africanos e da Oceania;

    b. Nariz mesorrino: característico de amarelos;

    c. Nariz leptorrino: característico dos brancos.