A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal. Essa área da Medicina Legal estuda a identidade e a identificação médico-legal e judiciária.
Os solos apresentam grande complexidade, não apenas devido à composição de minerais, óxidos, matéria orgânica, micro-organismos e seus produtos, mas também por suas características físicas, como tamanho das partículas e densidade.
De acordo com literatura especializada, algumas características do solo que são alteradas após o sepultamento podem perdurar por até milhares de anos.
Quando o aterro é reposicionado sobre o corpo para preencher o túmulo, os horizontes do solo e qualquer estratificação do subsolo são misturados. Este solo foi arejado. Com o tempo, a chuva ou a ação da gravidade resultará na aproximação das partículas do solo com menos espaços no ar.
Depressões são referidas na literatura como indicadores de sepulturas baseadas no reassentamento de aterro. Quando um corpo é enterrado, o solo que fica em cima do túmulo se assentará com o tempo. A área acima do túmulo se tornará mais baixa que o solo circundante, formando uma depressão.
BAXTER, Everett. Crime Scene Investigation Handbook. CRC Press, 2015.
DOREA, Luiz Eduardo Carvalho, STUMVOLL, Victor Paulo, QUINTELA, Victor. Criminalística - Tratado de Perícias Criminalísticas. Campinas. Editora Millenium. 5ª Edição. 2012.
Gabarito do professor: CERTO.