SóProvas


ID
1641733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Tendo em vista que a antropologia forense utiliza recursos da antropologia física para a realização da identificação humana, e que faz parte dessa área o estudo das exumações, julgue o próximo item.


A soldadura das epífises dos ossos longos dos membros às respectivas diáfises, com a consequente parada do crescimento do indivíduo, inicia-se por volta dos vinte anos de idade e se completa, em média, aos trinta anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • 111 E - Indeferido No subtópico 9.4, do tópico Antropologia Forense consta: Estimativa do sexo, da idade, da estatura, do fenótipo cor da pele por meio do estudo do crânio ou por outras técnicas em ossadas e restos humanos. A banca entende que o subtópico não se restringe ao crânio, mas a todo o esqueleto. Ainda mais porque se houvesse restrição ao crânio, o subtópico em questão não poderia fazer alusão à estatura, uma vez que sua estimativa não pode ser feita pelas medições apenas do crânio, sendo necessárias outras partes da ossada, principalmente os ossos longos.

  • Vamos ver dois exemplos:

    a) com relação à articulação do cotovelo - núcleo epifisimal proximal do rádio- Homem 15 para os 16 anos; Mulher dos 12 para os 14 anos; 
    b) com relação à articulação do tornozelo- núcleos epifisimais distais da tíbia e fíbula: Homem 16 para os 17 anos; Mulher dos 15 para os 16 anos.
    c) com relação à mão Núcleos epifisiais distais dos metacarpos II a V e proximais das falanges: No homem: dos 16 para os 17 anos; Na mulher: dos 15 para os 16 anos

    Fonte: FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 153 e 154.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Soldadura das epífises:

    mulheres 17 e 18 anos

    homens 19 e 20 anos

  • A assertiva erra ao afirmar que a soldadura das epífises dos ossos longos se inicia por volta dos vinte anos e completa aos trinta anos, pois conforme afirma Hygino “o aparecimento dos centros de ossificação tem sido amplamente estudado por diversos autores, em idades que variam desde o período fetal até acima dos 15 anos”. Portanto, afirmativa errada.

    ERRADA