SóProvas


ID
164197
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentre as diversas modalidades de operações com derivativos, a aquisição de uma opção de compra (Call)

Alternativas
Comentários
  • Call: expressão análoga à put, porém que corresponde à uma opção de compra;
    fonte: http://dinheirama.com/blog/2008/04/04/derivativos-um-mercado-fascinante-mas-perigoso/
  • RESPOSTA: A opção CORRETA é a “E”. Com o pagamento do prêmio, o titular pode correr o risco. Se não for favorável, desiste, perdendo apenas o prêmio.
  • Numa opção de compra, o titular efetua o pagamento do prêmio ao lançador para ter o direito de comprar o ativo-subjacente em uma data previamente acordada pelo preço de exercício.
    Desta forma, se na data de exercício o preço do ativo no mercado aumentar acentuamente em comparação ao preço combinado o titular comprará este ativo por uma fração de seu preço no mercado à vista.
  •                                    OPERAÇÕES COM DERIVATIVOS

    Operações com derivativos, é basicamente a formação de seus preços que deriva com os preços do mercado à vista. Neste universo, podemos identificar os mercados a termos, os mercados de opções , os mercados futuros e o mercado de SWAPS.
     Isto é, a possibilidade de  investimento no ativo objeto por uma fração de seu preço no mercado à vista.
     No entanto, não são negociados em Bolsas com as mesmas características dos contratos futuros, já que são acordos particulares entre duas instituições financeiras e/ou seus clientes.
  • MERCADO DE OPÇÕES. Instrumento de investimento no mercado de capitais. A opção de compra de ações é um contrato que confere ao comprador o direito de adquirir, durante a sua vigência, um lote de ações de determinada empresa a um preço prefixado. Isto significa, por exemplo, que alguém paga uma determinada quantia ao proprietário de um lote de ações para que ele garanta um preço de venda determinado (fixo) durante algum tempo. Durante a vigência deste contrato, o comprador poderá, a qualquer tempo, concretizar o negócio, pagando o preço combinado, ainda que as ações estejam sendo negociadas a preço superior. Deste modo, a diferença entre o preço combinado e o preço de mercado das ações é que vai representar o lucro do comprador.
  • Não cai mais em concurso de banco.