SóProvas


ID
1642282
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ambiente externo, dividido em macroambiente e ambiente competitivo, compreende todas as forças relevantes fora das fronteiras da empresa, nas quais os administradores devem se atentar para auxiliar suas organizações a competirem eficazmente e sobreviverem. Marque a alternativa que exemplifica um elemento do macroambiente da UFRRJ.

Alternativas
Comentários
  • ???????????????????????????????????????????

  • o que está acontecendo qc? ta tudo errado!!!!!!  informática tambem...que merda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Não estou entendendo os comentários abaixo. Fui no gabarito definitivo da UFRRJ e estava como letra B mesmo.

  • ué, a minha dúvida é pq o mistério é o macroambiente e não a população e sindicato. o macroambiente não é externo?

  • Acredito que a ideia da questão é saber qual dos itens tem "poder" de influenciar na Universidade. Qualquer medida tomada pelo Ministério da educação poderá ser relevante na estratégia, tomada de decisão, etc. Como macroambiente a população, por exemplo, em nada influencia nas atividades da UFRRJ. 

    GAB B

  • Segundo o site administradores.com.br acesso dia 01/10/2015, "O macroambiente nada mais é que as forças ambientais externas a empresa, as quais a organização não possui controle, porém podem e devem monitorá-las e adaptar-se as mesmas. Chamadas de PESTN´s, são as forças políticas, legislativas, econômicas, sócias/culturais/demográficas, tecnológicos e naturais."

    Se pensarmos em níveis de influência externa, o ministério da Educação tem, de fato, grande relevância quanto sua influência, pois podem surgir novas regras, além da avaliações para aferir notas a exemplo do Enade, são fatores que afetam  diretamente as estratégias da instituição.

  • O macro ambiente está em constante mudança devido às forças externas que o regem. Em função dessas forças, uma série de tendências pode surgir, tais como: variáveis políticas, econômicas, culturais, ações da concorrência, etc. E por esses motivos os profissionais de marketing devem estar atentos às mesmas para tentar se antecipar e ampliar o seu diferencial competitivo.

    • A comunidade e sua cultura

    • Economia

    • Política

    • Globalização e tecnologia

    • Variáveis do mercado (tendências, concorrentes e mudanças comportamentais dos clientes)

  • O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.

    É a união das variáveis internas que são controláveis e as externas que não são controláveis, ambas afetando o modus operandi da empresa. Neste caso, estão incluídos os recursos humanos, recursos financeiros, área de produção e/ou operações, localização, fornecedores, intermediários, concorrência, marketing e etc.

    O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa.

    O macroambiente engloba tudo aquilo que é externo à empresa e que influencia no direcionamento e desempenho da organização, como o ambiente natural e tecnológico, ambiente político, tributário e econômico, ambiente sociocultural e demográfico.

    https://blog.vhsys.com.br/microambiente-macroambiente-empresarial/