-
Errado. Estratégia da diferenciação foca as forças internas. È necessário adotar uma estratégia de foco para atingir o público-alvo.
-
Liderança em custos – Nessa estratégia, a empresa busca ser a mais eficiente na produção de produtos e serviços em seu mercado, de modo que tenha vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Pode-se alcançar isso com: economias de escala, acesso a matérias-primas mais baratas, entre outras. Essa posição de custo mais baixo que seus concorrentes permite uma série de vantagens, como operar com lucratividade quando seus concorrentes estão perdendo dinheiro, por exemplo.
Diferenciação – Uma empresa também pode ter vantagens competitivas tendo produtos com características únicas na percepção de seus clientes, que lhe possibilitem cobrar um preço mais alto sem perder sua clientela. Um exemplo atual é a Apple. Essa empresa, com seus produtos inovadores como o iPhone e o iPad, tem conquistado uma maior lealdade de seus clientes e maior lucratividade. A diferenciação pode ocorrer na qualidade do produto, no atendimento, no estilo do produto, na marca etc.
Foco ou Enfoque – Também é chamada de estratégia de nicho. Nessa situação, a empresa foca seus esforços em um mercado pequeno(seja geográfico, produto ou clientela) de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não tenha como conseguir em todo o mercado (a Ferrari buscou essa estratégia com o foco em carros de alto desempenho, pois era pequena para concorrer no mercado de automóveis populares, muito maior, antes de ser comprada pela Fiat)
26 Porter, Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência, 1986.
-
Resumidamente, Michael Porter propos três Estratégias Genéricas para atuação da organização:
- Enfoque: atuação voltada para um nicho de mercado específico;
- Diferenciação: entrega ao mercado de produtos com alto valor agregado, alta tecnologia, superiores aos da concorrência;
- Custos: redução dos custos de produção através da vantagem competitiva, especialização, produção em série;
Se os clientes são mais sensíveis aos preços, a organização deve adotar a estratégia de custos. A estratégia de diferenciação seria mais adequada para clientes que buscam aumento da qualidade sem necessariamente preocupar-se em obter preços mais baixos.Gabarito Errado.
Fonte: facebook.com/admfederal
-
Liderança em custos.
-
A questão deu a resposta quando disse: "estratégia genérica mais adequada".
Não é preciso saber esse horror de texto pra responder.
-
Eu sou administrador e é muito chato estudar Adm. Geral, muita teoria !!!! Porém tem que estudar né
-
Gente a mais adequada além do enfoque deve ser a liderança total nos custos.
Precisa-se ter enfoque e diferenciação OU enfoque e liderança total nos custos.
Pode ser os três, mas dois já tá correto.
-
Quando ir comprar algo falarei que sou sensível a preços hhahhahh
-
O item está ERRADO.
Michael E. Porter desmembrou as relações de custo e diferenciação, descrevendo as três estratégias competitivas genéricas:
Liderança de custo: a organização decide tornar-se o produtor de baixo custo em sua indústria.
Diferenciação: a organização decide ser única em sua indústria, escolhendo características de produto ou serviço amplamente valorizados pelos clientes para diferenciar-se dos demais concorrentes.
Enfoque: a organização decide escolher um ambiente competitivo mais restrito dentro do mercado da indústria, um segmento para obter vantagem competitiva local e obter vantagem de custo ou diferenciação.
Note, portanto, que a universidade deve melhorar sua capacidade de competir por preço, ou seja, capacidade de oferecer preços reduzidos para consumidores sensíveis a preços. daí, a estratégia adotada é a de liderança em custos, e não de diferenciação.
GABARITO: ERRADO.
Comentário Professor Adriel Sá.
-
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENRÊRICAS DE PORTER
- DIFERENCIAÇÃO: IDENTIDADE FORTE DO PRODUTO. SERIA NO CASO DA UNIVERSIDADE MINISTRAR UM CURSO QUE SÓ ELA TEM.
- LIDERANÇA DO CUSTO: BAIXO CUSTO E BAIXO PREÇO DO PRODUTO. É O CASO DOS CLIENTES TER BAIXO PODER AQUISITIVO.
- ENFOQUE/FOCO: ATUAÇÃO EM NICHOS DE MERCADO. SERIA O CASO DA UNIVERSIDADE ATUAR COM FORÇA EM UM ÚNICO CURSO.
LOGO, NÃO SE TRATA DE UMA ESTRATÉGIA NA DIFERENCIAÇÃO, E SIM NA LIDERANÇA DOS CUSTOS.
GABARITO ERRADO
-
Se o público é altamente sensível aos preços, para adequar-se ao público a universidade deve buscar realizar mudanças internas que baixem os
seus custos, para que seus preços possam ser reduzidos. Trata-se da estratégia genérica de liderança em custo.
GABARITO: Errado
Prof. Carlos Xavier
-
Estratégias Genéricas segundo Porter: Liderança no Custo total, Diferenciação, Enfoque.
Foram elaboradas para enfrentar as cinco forças competitivas estabelecidas pelo próprio autor, assim como prover sustentação às estratégias de crescimento organizacional. Para Michael Porter, uma estratégia competitiva são ações defensivas e ofensivas que criam uma posição vantajosa para a organização, ou seja, são ações previamente desenvolvidas e planejadas pelas empresas para facilitar a adaptação das mesmas às características de seu ambiente externo.
Liderança no custo total (baixo custo e baixo preço do produto): Esta estratégia é implementada por companhias que procuram uma maior participação no mercado, reduzindo seus custos em relação ao dos concorrentes. Vale ressaltar, que quando implementada de forma correta, essa estratégia se torna uma excelente vantagem para a organização, pois os custos mais baixos otimizam a competição e o desempenho da companhia, criando uma maior flexibilidade diante da concorrência. Ser líder em custo também melhora o poder de negociação da empresa, além de proporcionar à mesma margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam novos investimentos.
Diferenciação (identidade forte do produto): a estratégia de diferenciação proporciona a vantagem competitiva mediante a oferta de produtos e serviços que possuam a qualidade desejada pelos consumidores, mas que também, ao mesmo tempo, possuam características diferentes dos produtos já oferecidos pela concorrência. Essa estratégia auxilia a organização a focar seus esforços em um determinado grupo, segmento, ou mercado geográfico. A diferenciação como estratégia estimula a lealdade dos consumidores, neutralizando a facilidade da concorrência e a de entrada de novos concorrentes.
Enfoque (atuação em nichos de mercado): A estratégia de enfoque visa um nicho de mercado especializado, uma vez que direciona seus esforços para as necessidades de um mercado restrito ou um tipo específico de consumidor. De certa forma, trata-se de uma abordagem de liderança de custo ou diferenciação em um ambiente competitivo. Por exemplo, com o enfoque no custo, a companhia busca explorar as diferenças existentes no comportamento dos custos em alguns segmentos. Já com o enfoque na diferenciação, a empresa procura se diferenciar de seu segmento, explorando necessidades específicas dos seus consumidores.
-
Segundo Porter, custos!
-
Estratégias sao tres e eu ENDICU
Enfoque
Diferenciação
Custos
Se verdadeiramente essa informacao foi util pra voce em recompensa peco apenas que clique em gostei. Obrigado
-
O público-alvo da UNICA é altamente sensível a preços -> amei essa nova maneira da CESPE chamar um pobre que precisa economizar e reduzir seus custos kkk. Atualmente eu também faço parte do público-alvo altamente sensível a preços rs, especilamente os preços das taxas de inscrições (que isso ABIN!?!).
Depois da minha nomeação eu farei parte do público-alvo de diferenciação :-) Amém!
Resposta : errada.
-
Relembrando:
Estratégia pode ser vista sob 2 abordagens: de posicionamento e de movimento.
Segundo a primeira abordagem, a empresa deve fazer um diagnóstico para verificar as forças que atuam nos ambientes e depois se posicionar de maneira a reagir contra elas, mantendo uma posição sustentável ao longo do tempo.
Nesse campo teórico, situam-se Porter e Ansoff.
Para Porter, existem 5 forças competitivas que atuam no ambiente onde a empresa está inserida: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes, ameaça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos e rivalidade entre os concorrentes.
Conhecendo as forças, Porter apresenta 3 estratégicas genéricas: custos, diferenciação, enfoque ou nicho.
A primeira é baseada no preço, que pode ser obtida reduzindo os custos de produção do produto ou do serviço ofertado no mercado.
-
Gabarito ERRADO
O público-alvo da UNICA é altamente sensível a preços, isto é, aos valores que investe em sua formação acadêmica.
Em função disso, a universidade decidiu adequar-se internamente para atuar de forma ampla na formação acadêmica, com base na estratégia genérica mais adequada a essa situação. Nesse caso, a universidade adotou a estratégia da diferenciação.
corrigindo
O público-alvo da UNICA é altamente sensível a preços, isto é, aos valores que investe em sua formação acadêmica.
Em função disso, a universidade decidiu adequar-se internamente para atuar de forma ampla na formação acadêmica, com base na estratégia genérica mais adequada a essa situação. Nesse caso, a universidade adotou a estratégia dos custos.
3 Estratégias Competitivas Genéricas
EN foque
Di ferenciação
CU stos
reforçando o macete do colega que já comentou : EN Di CU
-
Sendo o público-alvo altamente sensível ao preço não faz sentido você buscar uma estratégia de diferenciação.
Na estratégia de diferenciação falamos em “preço premium”, sendo toda a estratégia moldada para gerar um valor percebido maior para o cliente a fim de que ele aceite pagar mais caro por um mesmo produto ou serviço. Nesse sentido, a estratégia desmoronaria se aplicada em um público-alvo sensível ao preço, ou seja, aquele tipo de público que pauta sua decisão em grande medida pelo preço e não por outros atributos (qualidade, customização, status, etc).
Gabarito: Errado
-
Fui pela literalidade: como algo genérico vai ser diferente?
-
Estratégia é um caminho identificado e escolhido para se alcançar
determinado objetivo em um certo momento. Porter (1986) explorou o conceito de três
estratégias, chamadas genéricas, que dão suporte ao gestor para enfrentar as
forças competitivas do negócio: liderança em custos, diferenciação e foco.
A estratégia da “Liderança em custos" defende a produção e
distribuição mais eficientes, com custos menores que os praticados pelos
concorrentes e consequente aumento da participação de mercado. Acesso a
matérias-primas mais baratas e melhorias nos maquinários produtivos são algumas
das ações afins. Como exemplo, temos o Habibs, rede brasileira de restaurantes
de comida rápida, especializada em culinária árabe.
A estratégia de “Diferenciação" consiste na entrega de
produtos com qualidade superior em algum aspecto relevante para o cliente (como
na própria mercadoria, no atendimento, na garantia, etc), o que possibilita a
cobrança de valores também superiores aos praticados pela concorrência. Como
exemplo, temos a Apple, empresa multinacional norte-americana que projeta e
comercializa produtos eletrônicos de consumo, software de computador e
computadores pessoais.
A estratégia de “Foco" concentra os esforços organizacionais
em um segmento específico de mercado, chamado de nicho. Para tanto, busca conhecer
seus clientes intimamente e oferecer diferenciais exclusivos para atender suas
necessidades e desejos. Como exemplo, temos a Ferrari, fabricante italiana de
carros esportivos de luxo.
A situação hipotética adotou a estratégia de “liderança de
custos" (e não de diferenciação) a fim de beneficiar os alunos mais sensíveis a
preços. Por isso, podemos afirmar que a questão está errada.
Gabarito do Professor: ERRADO.
Bibliografia:
- Porter, Estratégia Competitiva: técnicas para
análise de indústrias e da concorrência, 1986.