-
Na versão 5.0 do Cobit há 5 princípios, sendo um deles "Cobrir a organização de ponta a ponta". Segue uma rápida descrição de cada um dos cinco princípios do framework do Cobit 5.0:
1º Atender às necessidades das partes interessadas
O objetivo da governança é a criação de valor às partes interessadas, realizando benefícios, otimizando riscos e recursos.
2º Cobrir a organização de ponta a ponta
Visão holística e sistêmica do Cobit 5, engloba todos os serviços de TI (internos e externos) e todos os processos de negócio (internos e externos).
3º Aplicar um modelo único integrado
O Cobit 5 pode ser usado como principal integrador do
modelo de Governança e Gestão, permitindo a integração com outros
padrões e modelos: Cobit, Val IT, Risk IT, BMIS, ITAF Board Briefing on
IT Governance.
4º Permitir uma abordagem holística
Governança e gestão sistêmicas por meio de habilitadores interligados. Cada habilitador produz resultados para benefício dos demais habilitadores.
5º Distinguir a governança da gestão
Governança: avaliação das necessidades das partes interessadas, determinação dos objetivos corporativos, definição da direção: tomadas de decisão, prioridades, monitoração do desempenho.
Gestão: planejamento, desenvolvimento, execução e monitoramento de atividades em consonância com a direção estabelecida pela governança.
-
Essa questão deveria ser considerada errada. No princípio "cobrir a organização de ponta a ponta" é possível selecionar o escopo da governança, se ela será um ativo, um setor ou toda a organização.
Quando a questão diz "é necessário que a governança de TI seja implantada em toda a empresa", ela está desconsiderando isso.
-
Escopo da Governança
A governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, um ativo tangível ou intangível, etc. Ou seja, podem-se
definir diferentes visões da organização às quais a governança será aplicada, e é fundamental definir bem este escopo do
sistema de governança. O escopo do COBIT 5 é a organização - mas, em suma, o COBIT 5 pode tratar de qualquer dessas
diferentes visões.
Fonte: COBIT, Pag. 26
Mais uma pérola do CESPE!
-
A Questão está errada, o examinador não leu o COBIT 5, página 26.
"A governança pode ser aplicada a toda a organização, uma entidade, um ativo tangível ou intangível, etc. Ou seja, podemse definir diferentes visões da organização às quais a governança será aplicada, e é fundamental definir bem este escopo do
sistema de governança. O escopo do COBIT 5 é a organização - mas, em suma, o COBIT 5 pode tratar de qualquer dessas
diferentes visões."
-
"A fim de gerar resultados positivos, é necessário que a governança de TI seja implantada em toda a empresa, não devendo estar focada apenas em um setor. " Essa questão poderia ser anulada, pois o COBIT, assim como os outros frameworks de governança, não impõem COMO SE DEVE usar o modelo(não é prescritivo), apenas RECOMENDA. Cada organização deve adaptar o COBIT ao seu contexto, logo, as palavras sublinhadas mostram que o CESPE quis obrigar a empresa a implantar a governança em toda a organização, e isso o COBIT não faz!
Além disso o COBIT define:"Fazem parte de um sistema de governança de TI: habilitadores , ESCOPO, papéis, atividades e relacionamentos."
-
No COBIT ele afirma: pode ser implantada
Essa questão deveria ser errada
em 2020 o cespe mudou o posicionamento
veja
2020
Segundo o COBIT 5, a governança de TI deve abranger toda a organização, para que os objetivos do negócio sejam alcançados.
errada
2015
É recomendável que o COBIT seja utilizado em todos os níveis organizacionais, pois ele se concentra em como atingir o conjunto de atividades previstas para a TI em vez de se preocupar com o que deve ser atingido.
errada
-
Ponta a Ponta
-
O "é necessário" deveria ser "é recomendado", tornaria a questão menos polêmica.