-
Por que foi considerado incorreto? Inbox me.
-
ERRADO, pois o elemento de descrição HISTORIA ARQUIVÍSTICA, serve justamente para descrever um registro conciso de informações relacionadas à história da unidade documental que esta sendo descrita, ou seja, quando se falou que este elemento descreveria a história de toda a ENTIDADE COLETIVA, tornou errado a afirmação, pois tal elemento de descrição é pontual ao documento que esta sendo analisado;
DEFINIÇÕES IMPORTANTES - NOBRADE
Dentro da área 2 da descrição (ÁREA DE CONTEXTUALIZAÇÃO), temos como a HISTÓRIA ARQUIVÍSTICA
Objetivo: Oferecer informações referenciais sistematizadas sobre a história da produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia
-
QUESTÃO ERRADA
VEJA:
2 Área de Contextualização
2.1 Nome(s) do(s) produtores
2.2 História administrativa
2.3 História arquivística
História Administrativa:
Registre de maneira concisa informações relacionadas à historia da entidade coletiva, família ou pessoa produtora da unidade de descrição.
História Arquivística:
Este elemento serve para o registro de informações que contextualizam tecnicamente um acervo.
As duas pertencem a área contextualização, CESPE inverteu os conceitos.
-
O ponto da questão é que há dois tipos de histórias a contar: da unidade de descrição e da entidade que comporta a unidade de descrição.
-
Segundo a
NOBRADE, o elemento de descrição história arquivística serve para registrar informações concisas sobre a história de arquivamento das unidades de descrição. Devem constar ali todos os fatos sobre a produção, utilização, arquivamento, empréstimos, consultas, conservação e preservação do documento, que culminaram para o seu atual estado de preservação.
A história da entidade coletiva deve ser registrada no elemento de descrição história administrativa ou biografia.
Gabarito do professor: Errado
-
Vão direto ao comentário do professor. A descrição da história de entidades coletivas deve ser registrado no campo "História Administrativa".