-
- Recuperação Gradual (Cold stand-by) permanente ou portável.
Nesta estratégia a própria organização tem um espaço disponível com uma infraestrutura que contenha eletricidade, conexões telefônicas, ar-condicionado, para onde as aplicações possam ser migradas e os níveis de serviços restaurados. Este espaço pode ser alugado ou fazer parte da estrutura da empresa.
- Recuperação Intermediária (Warm stand-by) interna / externa / móvel.
Neste cenário existe uma local para evacuação disponível, alugado ou comprado. Exemplos são o Centro de Computação para evacuação ou o IBM truck. A última opção é apenas possível para sistemas de porte médio.
- Recuperação Imediata (Hot stand-by).
Esta é normalmente uma extensão das opções de Recuperação Intermediária por meio de fornecedores. Esta cobre normalmente serviços que são extremamente críticos que podem afetar a sobrevivência da empresa ou pelo menos um impacto que possa impedir a empresa de gerar receitas. É comum neste caso ter um site de redundância funcionando em local paralelo; se um sistema cair o link é redirecionado para o site de cópia.
-
Se for de acordo com o ITIL V3, esta questão está errada. No livro Service Design, pag. 230, diz:
"The accommodation may be provided commercially by a third party, for a fee, or may be private, (established by the organization itself) and provided as either a fixed or portable service."
Então, esta parte: "...pelo fato de que a própria organização deve dispor ..." está errada, já que pode ser disponibilizado por terceiros.
Já esta parte:"...com infraestrutura computacional razoável" também ficaria estranha, pois, para o ITIL : "It does not include the actual computing equipment...".
Então, acredito que esta questão está errada. Deve ter faltado um bom recurso.
-
Concordo com excelentíssimo colega, Rafael !
Aparecer gente aqui justificando embasado em material de cursinho sem citar fontes após saberem o gabarito da questão é muito fácil!
Quero ver justificar baseado em bibliografia!
-
Gabarito Certo
Recuperação Gradual (Cold Stand-by): Neste modelo, a contingência é feita a partir de um ambiente mantido pela empresa com recursos mínimos de infra-estrutura e telecomunicações, para onde recursos de processamento de dados possam ser migrados.
Recuperação Intermediária (Warm Stand-by): Neste cenário, haveria um local para a evacuação dos serviços com uma infra-estrutura semelhante ou compatível. Um exemplo desta estratégia são as soluções apresentadas pela IBM e pela SUN Microsystems de Datacenters montados em containers, que podem ser transportados sobre caminhões para o local do desastre. Basta existir um link de comunicação e geração de energia para alimentar os equipamentos.
Recuperação Imediata (Hot Stand-by): Esta estratégia é recomendada quando a interrupção dos serviços pode afetar a sobrevivência da empresa ou impedi-la de gerar receitas. Geralmente existe outro ambiente funcionando em paralelo, quando necessário basta redirecionar o link para o novo local. Muitas vezes esse redirecionamento é feito de forma automática através de um roteador, por exemplo.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
CERTO
Uma questão ligada à jurisprudência do CESPE. Entendo que não há um consenso sobre isso, mas se tratando do CESPE e da maneira como eles redigem suas questões dá para telegrafar que é CERTO, porém na hora da prova essa é uma questão complicada.
Ressalto que nunca vi esse conceito nos guias de melhores práticas, até porque o conceito de HOT/WARM/COLD está diretamente ligado ao tempo de recuperação e não ao local das instalações.