SóProvas


ID
1643458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item que se segue, referente à análise depreendida do modelo IS-LM.


Alterações de política fiscal que aumentem a demanda por serviços, assim como o aumento de impostos e a redução de renda por parte do governo, deslocam, a priori, a curva IS para a esquerda.

Alternativas
Comentários
  • A curva IS é negativamente inclinada devido à relação inversa entre investimento e a taxa de juros.

    O aumento da demanda por serviços aumenta a renda deslocando a curva IS para direita.

    O aumento de tributos diminui a renda deslocando a curva para esquerda

  •  O erro da questão está no “aumentem a demanda por serviços”, já que são as alterações na política fiscal que “reduzem a demanda por serviços” que deslocam a curva IS para a esquerda.

  • GAV: ERRADO. 

     

    alguma explicação mais fundamentada?

  • Aumento de impostos e redução de renda por parte do governo são políticas fiscais contracionistas. Este tipo de política desloca a curva IS para a esquerda, mas elas REDUZEM a demanda por serviços (o contrário do que afirmou questão).

              Para aumentar a demanda por serviços, o que o governo deve praticar são políticas fiscais expansionistas, como a redução dos impostos e aumento do G.

    Resposta: E

  • Olá Pessoal

    Conforme GÓES E GADELHA(2019), os instrumentos para políticas fiscais restritivas, que deslocam a curva IS para esquerda, são:

    Diminuição dos gastos do governo

    aumento da tributação

    Redução das transferências

    Portanto, o aumento da demanda por serviços faz parte da política fiscal expansionista.

    Bons Estudos.

  • Gab. E

    REESCRITA CORRETA: Alterações de política fiscal que diminuem a demanda por serviços, assim como o aumento de impostos e a redução de renda por parte do governo, deslocam, a priori, a curva IS para a esquerda.

    Todos esses efeitos podem ser observados em uma política fiscal contracionista. Já o termo priori refere-se à dinâmica da Teoria Macroeconômica, que trabalha com relações funcionais ou de comportamento em análise ex ante (antes de ocorrer, portanto, a priori). 

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    ESCLARECENDO!!

    IS é a abreviação de “Investiment and Saving”, ou “investimento e poupança”, em tradução livre. Aliás, os símbolos S e I, de investimento e poupança também vêm daí. 

     

    LM,  por  sua  vez,  vem  de  “Liquidity  preference  e  Money  Supply”,  que  tomo  a liberdade de traduzir como “Preferência pela liquidez e oferta de moeda”.

    ===

    Inclinação da curva IS 

    A curva IS tem inclinação negativa. Agora, veremos que o fato de a curva ser mais ou menos inclinada guarda uma informação importante: qual a sensibilidade (elasticidade) da demanda do mercado real às alterações da renda e das taxas de juros

    Para sermos mais precisos, ela nos dirá quanto a poupança é sensível às variações da renda e quanto o investimento é sensível às variações nas taxas de juros

    ➜ Comparando IS menos inclinada com IS mais inclinada

    IS menos inclinada:

    • Quando a curva IS é menos inclinada, ou mais  horizontal,  mais  plana...  como preferir, uma pequena mudança nos juros resulta em uma mudança maior na renda. 

    • Pode-se  dizer  também  que  o investimento é sensível aos juros, já que uma  pequena  queda  aumenta  tanto  o investimento  que  é  preciso  um  grande aumento da poupança para acompanhar.

    IS mais inclinada

    • Quando a  curva  IS é  mais  inclinada,  ou  mais vertical,  de  pé...  como  preferir, uma grande mudança nos juros resulta em uma mudança menor na renda. 

    • Pode-se  dizer  também  que  o investimento  é  insensível  aos  juros,  já que uma grande  queda na taxa  aumenta tão  pouco  o  investimento  que  um pequeno  aumento  da  renda  basta  para que a poupança possa para acompanhar. 

    ===

    Em economias  fechadas,  podemos  usar  a  identidade  Y=C+I+G  para mensurar a renda(Y). Dessa forma, podemos concluir que aumentos no consumo, nos investimentos e nos gastos do governo aumentam a renda.  

    Como  a  renda  está  representada  no  eixo  horizontal  de  nosso  modelo,  a  curva  IS  deve  ser deslocada para a direita, evidenciando que para qualquer nível de juros, (como r*, no gráfico) passa a corresponder um maior nível de renda. 

    Evidentemente, movimentos de redução da renda – como queda no consumo, nos gastos do governo, ou nos investimentos – provocarão deslocamento da curva IS para a esquerda

    Deslocamento da curva IS para a DIREITA

    • Aumento nos gastos do governo (G+)
    • Redução na tributação (T-)

    Deslocamento da curva IS para a ESQUERDA

    • Redução nos gastos do governo (G-)
    • Aumento na tributação (T+)

    OBS.: Tenha em mente o seguinte:  a Política Fiscal (gastos e tributação) do governo é refletida na curva IS

  • A questão só está errada por acrescentar o aumento da demanda por serviços entre os fatos que deslocam a IS para a esquerda.