SóProvas


ID
1643539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


O ciclo operacional da empresa pode ser definido como as suas fases de funcionamento, que vão desde a aquisição de materiais para a produção até o recebimento das vendas efetuadas. Quanto mais longo se apresentar o ciclo operacional, menor será a necessidade de investimento em giro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    Contrário, quanto mais longo o ciclo operacional, maior será a necessidade de investimento em giro.
  • Se o ciclo operacional é maior, o retorno demorará mais. Ou seja, a empresa precisará de maior quantidade capital de giro para se manter enquanto aguarda fim do ciclo operacional.

  • Gabarito ERRADO

    o ciclo operacional de uma empresa é equivalente ao tempo empregado para a aquisição de matérias- primas ou de mercadorias até o momento do recebimento da venda. Assim, estas variáveis configuram-se como fases operacionais da empresa que perfazem desde o momento da aquisição de insumos para o processo produtivo, sua produção de fato até o recebimento das vendas auferidas.


    Logo, quanto maior este período, maior será a necessidade de recursos para financiar o giro da empresa


    bons estudos

  • Então... O comando forneceu o conceito de Ciclo Operacional. Quanto mais longo for esse ciclo, MAIOR também será a necessidade de investimento em capital de giro. Maior robustez de capital de giro é exigida da empresa, ou seja, maior a NCG. A empresa precisa "segurar as pontas" entre o início e o fim. Quanto mais ela demora pra receber, mais dinheiro vai precisar investir para manter o ciclo funcionando.

    Logo, errada a assertiva.

    Gabarito: ERRADO.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    De fato, o ciclo operacional – CO de uma empresa é o tempo decorrido desde o momento em que ela realiza suas compras de mercadorias junto aos fornecedores até o instante em que recebe o valor das vendas de seus clientes.

    Todavia, a banca se equivoca quando afirma que menor será a necessidade de investimento em giro, quanto mais longo se apresentar o ciclo operacional.

    Você já sabe que o capital de giro é o montante de recursos necessário à manutenção das atividades operacionais da empresa, enquanto não ocorre o recebimento das vendas. Sabe também que, quanto maior o ciclo financeiro da empresa, maior será a sua necessidade de capital de giro – NCG, que é o montante de recursos necessários para se manter o giro dos negócios, enquanto a firma não recebe recursos de suas fontes operacionais, no caso, as vendas.

    A necessidade de capital de giro de uma empresa durante os ciclos financeiro e operacional ocorre porque, durante esse período, a empresa continua a ter de cumprir outras obrigações, como pagamento de salários, impostos etc.

    Assim, enquanto não ocorre o recebimento de clientes, essas dívidas terão que ser honradas, seja pelo uso de recursos operacionais de terceiros, durante o prazo médio de pagamento de compras (PMPC), seja pelo uso de recursos operacionais próprios, durante o ciclo financeiro.

    Conclusão: mantido o PMPC inalterado, quanto maior o ciclo operacional, maior o ciclo financeiro e, consequentemente, maior a necessidade de capital de giro (NCG).