SóProvas


ID
1643542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Segundo a doutrina, para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes:

    Cíclicas → relacionadas com o nível de atividade da empresa, caso a empresa produza mais ou menos essa variação terá impacto direto nessas contas, tipicamente operacionais.


    Permanentes (não cíclicas)
    → são as contas de longo prazo voltadas à estratégia da empresa. Nesse sentido, o nível de produção atual pode não ter vínculo algum com essas contas.


    Contas financeiras (erráticas)
    → são as contas ligadas a decisões financeiras, as quais não guardam relação com a estratégia ou nível de atividade da empresa.


    Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados os prazos operacionais, o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro e as necessidades de investimento operacional


    bons estudos
  • Marquei errado por achar que os recursos permanentes (longo prazo) NÃO financia o GIRO

  • PRAZOS operacionais, até onde consigo enchergar, são calculados nos índices de rotação utilizando contas de resultado (DRE).

    Agradeceria se alguém pudesse esclarecer COMO obtemos algum tipo de prazo calculando apenas as contas patrimoniais. 

     

    Obrigado!

  • Os Recursos Permanentes financiam o Giro, quando os investimentos são acobertados pelo Financiamentos de Longo Prazo. Perceba que nesse processo, a empresa tem ativos permanentes gerando caixa (giro) e os desembolsos (pagtos do financiamento) ocorrerão de maneira lenta. Sendo assim, o giro da empresa está sendo financiado diretamente pelos recursos/investimentos permanentes e indiretamente pelo financiamento (fonte permanente)

  • Este conteúdo não estaria fora do escopo do edital do concurso??

  • Esse cíclicos me pegou.

     

    Valeu Renato.

  • A primeira parte do comando da questão, acertadamente, diz que, para fins de análise do capital de giro, as contas do ativo e do passivo podem ser divididas em financeiras, cíclicas e permanentes. Vejamos os conceitos:

    Cíclicas - contas relacionadas com o nível de atividade da empresa, caso a empresa produza mais ou menos essa variação terá impacto direto nessas contas, tipicamente operacionais. 
    Permanentes - ou "não cíclicas", são contas de longo prazo voltadas à estratégia da empresa. Nesse sentido, o nível de produção atual pode não ter vínculo algum com essas contas. 
    Financeiras - são as contas ligadas a decisões financeiras, as quais não guardam relação com a estratégia ou nível de atividade da empresa. 
    Por meio dessa divisão e pela análise dos elementos patrimoniais da empresa, são identificados:

    1. os prazos operacionais - A análise dos recursos investidos no giro das operações de uma empresa envolve o calculo dos prazos médios de renovação dos estoques, de cobrança das duplicatas a receber e de pagamento das compras de materiais de produção e/ou de mercadorias para revenda.

    2. o volume de recursos permanentes (longo prazo) que financia o giro - O capital de giro corresponde aos recursos aplicados pelo ativo circulante (AC) e esses recursos são constituídos pelo passivo circulante (PC) e pelo capital circulante e pelo capital circulante liquido (CCL). O CCL representa a parcela dos recursos permanentes aplicadas no giro das operações. Em outras palavras, o CCL é o excedente do total dos passivos não circulantes em relação aos ativos não circulantes.

    3. as necessidades de investimento operacional - as contas cíclicas do ativo e passivo que determinam o NGG (ou IOG) estão ligadas as operações da empresa. A diferença entre os valores cíclicos é conhecida por necessidade de capital de giro (NGG) ou por investimento operacional em giro (IOG).

    Gabarito: CERTO.