SóProvas


ID
1643548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da análise de liquidez e de solvência de empresas, julgue o seguinte item.


Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro. Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    Segundo a doutrina, a Necessidade Total de Financiamento Permanente (NTFP) indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa, representando o volume de recursos mínimo do passivo permanente (entendido como o passivo exigível a longo prazo + patrimônio líquido) que a empresa deve manter com o objetivo de lastrear seus investimentos em giro e fixo e estabelecer seu equilíbrio financeiro.

    Essa NTFP deve ser coberta basicamente por passivos permanentes, constituídos das exigibilidades de longo prazo e patrimônio líquido, para que se estabeleça um equilíbrio financeiro. Assim, surgir duas situações:


    1ª) PP > NTFP

    Quando o passivo permanente superar a necessidade total de financiamento permanente (NTFP), a diferença encontra–se alocada nos ativos financeiros, que incrementam o saldo disponível, ou seja, há sobras de recursos financeiros disponíveis para aplicações diversas

    2ª) PP < NTFP

    Quando a NTFP for maior que os passivos permanentes, o saldo disponível será negativo, indicando que a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com fundos vencíveis no curto prazo, denotando maior dependência financeira pela renovação destas dívidas


    bons estudos

  • Valeu, Renato! mandou bem como sempre.

  • Vamos dividir a questão em duas partes pra facilitar sua análise, compreensão e resolução:

    "Necessidade total de financiamento permanente (NTFP) é o montante mínimo de passivo permanente (PP) que a empresa deve manter, visando lastrear seus investimentos em giro e fixo assim como estabelecer seu equilíbrio financeiro."
    O conceito de NTFP está correto. A NTFP indica o montante de recursos de longo prazo necessários para financiar a atividade da empresa. Passivo permanente é a soma do passivo exigível a longo prazo com o patrimônio líquido.

    "Quando o PP superar a NTFP, há indicativos de dificuldades financeiras, que podem ter sido motivadas pelo desajuste entre os prazos maiores dos investimentos (ativos) em relação à maturidade dos passivos."
    Aqui está o erro da questão. O PP > NTFP indica sobra de recursos financeiros disponíveis para aplicações diversas. Ou seja, não há indicativo algum de dificuldade financeira.

    Por outro lado, o PP < NTFP aponta para um saldo disponível negativo, indicando que a empresa está financiando parte de suas necessidades de longo prazo (permanente) com fundos vencíveis no curto prazo, o que significa maior dependência financeira pela renovação destas dívidas.

    Assim, a segunda parte invalida a questão.

    Gabarito: ERRADO.
  • Pensei da seguinte forma:

    Passivo permanente (PP) é a soma do PNC + PL

    Quando vc tem mais PP do que a necessidade de financiamento da empresa (NTFP), significa que vc está com a saúde financeira boa. Pode investir. Se a necessidade de financiamento fosse maior que o PP, significaria que a empresa estaria precisando de mais $$.

  • Da equação fundamental da Contabilidade, tem-se:

    AC + ANC = PC + PNC + PL

    Como ANC = AP, então:

    CCL + AP = PNC + PL

    Mas PNC + PL = PP e CCL = AC - PC = ST + NCG, então:

    ST + NCG + AP = PP

    Mas NCG + AP = NTFP, então:

    ST + NTFP = PP

    ST = PP - NTFP

    Se PP > NTFP, então ST > 0, significando que a entidade tem dinheiro em caixa.