-
Gabarito ERRADA;
Creio que o erro é:
Existe a Categoria de gastos, dentre os quais são espécies: custos, despesas, perdas e investimentos ( Estratégia concursos). Nesse caso, creio que o correto seria dizer: "entre os gastos de uma empresas incluem-se os custos com a compra de matéria-prima".
Bons estudos! ;)
-
INVESTIMENTO: GASTO ATIVADO EM FUNÇÃO DE SUA VIDA ÚTIL OU DE
BENEFÍCIOS ATRIBUÍVEIS A FUTURO(S) PERÍODO(S). (ELISEU MARTINS,“CONTABILIDADE DE CUSTOS”.)
Podem ser de diversas naturezas e de períodos de ativação variados. A matéria prima é um gasto contabilizado temporariamente como investimento circulante.A máquina é um gasto que se transforma num investimento permanente. As ações adquiridas de outras empresas são gastos comumente classificados como investimentos financeiros.
Gabriel Rabelo e Luciano Rosa
Entre os investimentos de uma empresa incluem-se os gastos com a
compra de matéria-prima.
-
Segundo Eliseu Martiins, GASTO é um conceito amplo, ou seja: sacrificio financeiro presente ou futuro,que uma empresa arca para obtenção de um bem ou serviço. Ele pode ser classificado em INVESTIMENTO (quando é ativado), CUSTO (quando ocorre na área de produção) e DESPESA (quando ocorrem fora da área de produção)..
A frase correta seria: Entre os GASTOS de uma empresa incluem-se os GASTOS coma compra de matéria-prima.
-
Em resumo:
Gasto com compra de matéria prima é ativo (estoque). Será custo quando da utilização da matéria prima no processo produtivo. A questão é de momento:
Momento da aquisição da matéria prima: Ativo (estoque);
Momento da requisição da matéria prima pelo setor produtivo: Custo.
Espero ter ajudado. Bons estudos!!!
-
Cespe alterou o gabarito para Certo.
-
Absurdo este gabarito, na boa!
Custo é só aquilo que consumiu.
-
Marque ERRADO, pois só vai ser custo no momento da utilização, antes disse é investimento.
-
O gabarito definitivo está como CERTO.
http://www.cespe.unb.br/concursos/TCU_15_AUFC/arquivos/Gab_Definitivo_173TCUAUFC_001_01.PDF
-
Custo é o gasto relativo à bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Gasto: compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).
conceito do Gabriel Rabelo
-
Essa questão está com o gabarito errado.
No momento da aquisição é uma gasto ,
ao ser estocada depois da compra é um investimento e quando é utilizada na produção vira cussto.
-
-
Renato, cadê vc? Esse gabarito tá errado (mas a banca considerou como certo).
-
O enunciado afirma que entre os custos constam os gastos com compra de matéria-prima e vejo como correto, pois o custo de produto vendido é a última classificação dentro da contabilidade de custos que se dá no processo produtivo, concordam? Naquele processo de transição de custos entre Estoque de MP, Estoque de produtos em elaboração e Estoque de produtos acabados nós temos o gasto com matéria-prima no estoque, certo? Então esse gasto vai transitando, ganhando e perdendo novas classificações - gasto, custo, investimento, mas na sua essência, não deixa de ser um gasto, um desembolso. Se o enunciado afirmasse que entre os custos constam gastos com mão-de-obra direta, seria afirma a mesma coisa com outros itens, mas continua sendo correto.
-
Entendo que, enquanto o produto permanecer no estoque, ele ainda não poderá ser considerado um custo, e sim um investimento em um bem que será ativado (estoque).
-
Cuidado!
A MP pode ser investimento (compra pra estoque) ou custo (uso na produção).
A redação da questão apenas afirma que entre o gasto com MP está entre os custos de produção, o que, em tese, dependendo do momento, está correto.
-
CERTO
Custos Direto é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo.
É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.
Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
Exemplos de custos diretos:
Matérias-primas usados na fabricação do produto
Mão-de-obra direta
Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.
Os CUSTOS DIRETOS constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.
-
Pessoal, o próprio professor no comentário de vídeo diz que é investimento, portanto gabarito errado.
Talvez possa ter sido algum erro de digitação do gabarito pelo Q Concursos, sei lá.
Bora notificar o erro e eles corrigem.
-
O problema do cespe é que ele adota diversos sentidos sem contextualizar. A resposta pode ser certa ou errada, dependendo do humor do examinador.
-
examinador claramente foi comprado nesta daí
-
GAB: CORRETO.
Muitos estão debatendo a respeito do gabarito, mas creio que será custo com a utilização da matéria prima no processo produtivo.
-
Na minha opinião, a questão deveria ser anulada. O professor que fez a questão pensou justamente na ideia de quando compramos matéria prima ela é um investimento, mas quando utilizamos no processo produtivo é um custo. A teoria deste professor vai ao encontro das ideias de Eliseu Martins.
Entretanto, o professor que revisou a questão entende da maneira "moderna" matéria primá é custo e pronto.
-
Ano: 2016 Banca: Órgão: Prova:
Com relação à terminologia de custos, julgue o seguinte item.
A matéria-prima é considerada um investimento no momento de sua aquisição, e torna-se custo ao ser utilizada para a geração do produto. GABARITO CERTO
A questão do TCU deveria ser gabarito ERRADO
-
Questão de dupla interpretação, pois não diz se a empresa esta produzindo (custo) ou se a mp foi para estoque (investimento)