SóProvas


ID
1643590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Tendo em vista que os custos podem ser classificados quanto à forma de apropriação ou quanto à variabilidade, julgue o item a seguir.


Os custos semi-fixos variam com o nível de produção de bens ou serviços, mas ocorrem, ainda que caiam, mesmo que não ocorra uma produção, como é o caso dos gastos com a conta de energia elétrica da fábrica e a de telefone.

Alternativas
Comentários
  • Energia elétrica é custo variável e o telefone é custo fixo.

  • Custos semi-fixos

    Em princípios, são custos fixos; mas, com o aumento da produção, ocorre um

    aumento em tais custos. Depois que se ajustam à nova posição, voltam a

    apresentar características de custo fixo. Por exemplo, uma empresa pode ter

    um departamento de manutenção com 5 funcionários. Com o aumento da

    produção (e portanto com a aquisição de novas máquinas e equipamentos),

    pode ser necessário contratar mais um funcionário, o que eleva o custo do

    departamento de manutenção. Depois da contratação do funcionário adicional,

    ainda que a produção aumente até certo nível, não será necessário contratar

    outro funcionário (volta a ter características de custo fixo).

    Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

  • Energia elétrica é classificada como custos semivariáveis, que são custos que variam com o nível de produção, mas possuem uma parcela fixa, mesmo que nada seja produzido, ou seja, são os custos variáveis que não acompanham linearmente a produção, mas aos saltos, mantendo-se fixos dentro de estreitos limites. Agora, os custos semifixos são custos que são fixos, mas que variam quando há uma mudança dessa faixa.
  • O erro da questão está em dizer que "ainda que caiam", pois, a característica do custo semi - fixo é a de ser um custo fixo, que pode aumentar com o crescimento da produção e que depois se ajustam a um novo patamar, voltando às suas características de custo fixo.

  • A assertiva na verdade está se referindo a custos semivariáveis e não custos semifixos.

  • Concordo com meu ex-professor José Walter Martinez, da Unicamp, quando ele tratava a conceituação de custos semivariáveis e semifixos como algo não dotado de pleno nexo (na verdade, as palavras dele eram outras, e um tanto mais críticas).

    Se algo é dito semifixo, varia, logo é variável, e entra em conflito (ou melhor, concorda no conceito) em ser, obviamente, custo variável. Também, por algo ser dito semivariável, implica, pelo menos em período ou “estado”, em ser neste cenário, obviamente, mais uma vez, variável, logo, igualmente o dito “semifixo”. Até por esta identidade no sentido lógico dos termos, alguns autores tratam os termos como sinônimos.

  • Custos semifixos- "Em princípios, são custos fixos; mas, com o aumento da produção, ocorre um aumento em tais custos ". exemplo: departamento de produção que, com o aumento da demanda, há necessidade de aumentar a mão de obra (novas contratações). Porém, após esse aumento, volta a ser fixo.

    Custos semi variáveis - Tem em sua composição uma parcela fixa e outra variável. Insto é, tem comportamento de custo fixo até certo momento, e depois passam a ser variáveis. Exemplo: conta de energia. Mesmo sem a utilização, há uma taxa fixa a ser paga.

     

    Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

     

    Bons estudos =]

  • Segundo Eliseu Martins, Contabilidade de Custos:

     

    (...) conta dos telefones da fábrica  - pode ter seu valor diferente em cada mês, mas não é um custo variável, pois seu montante não está variando em função do volume de produtos feitos.

     

    Alguns tipos de custos têm componentes das duas naturezas. A Energia Elétrica é um exemplo, já que possui uma parcela que é fixa e outra variável; aquela independe de volume de produção, e é definida em função do potencial de consumo instalado, e esta depende diretamente do consumo efetivo. Custos dessa natureza são chamados, às vezes, semivariáveis ou semifixos (outras acepções existem para essas expressões), mas preferiremos, neste livro, dizer sempre que são Custos com parte Fixa e parte Variável.

     

    Portanto, o erro da questão foi classificar a conta de telefone como custo semi-fixo, haja vista que, segundo Eliseu Martins, são classificados como custo fixo.

  • Custos semifixos- "Em princípios, são custos fixos; mas, com o aumento da produção, ocorre um aumento em tais custos ". exemplo: departamento de produção que, com o aumento da demanda, há necessidade de aumentar a mão de obra (novas contratações). Porém, após esse aumento, volta a ser fixo.

    Custos semi variáveis - Tem em sua composição uma parcela fixa e outra variável. Insto é, tem comportamento de custo fixo até certo momento, e depois passam a ser variáveis. Exemplo: conta de energia. Mesmo sem a utilização, há uma taxa fixa a ser paga.

     

    Profs. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa

  • EM RELAÇÃO AO VOLUME DE PRODUÇÃO

    Custos Fixos. São aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o volume de produção da empresa. É o caso, por exemplo, do aluguel da fábrica. Este será cobrado pelo mesmo valor qualquer que seja o nível da produção, inclusive no caso de a fábrica nada produzir. Os custos fixos se tornam progressivamente menores em termos unitários à medida que o direcionador de custo aumenta. Exemplos: Imposto Predial, depreciação dos equipamentos (pelo método linear), salários de vigias e porteiros da fábrica, prêmios de seguros.

    Custos Variáveis –. São aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa. Os custos variáveis aumentam à medida que aumenta o volume de produção. Outros exemplos matéria-prima consumida, materiais indiretos consumidos, depreciação dos equipamentos quando esta for feita em função das horas/máquina trabalhadas, gastos com horas horas-extras na produção.

    Custos semivariáveis – São custos que variam com o nível de produção , entretanto, têm uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido. Exemplo: conta de energia elétrica da fábrica, na qual a concessionária cobra uma taxa mínima mesmo que nada seja gasto no período. Outros exemplos: aluguel de uma copiadora no qual se cobra uma parcela fixa mesmo que nenhuma cópia seja tirada; gasto com combustível para aquecimento de uma caldeira, já que a caldeira não pode esfriar.

    Custos semifixos – Também chamados Custos por Degraus, são custos que são fixos em uma determinada faixa de produção, mas que variam se houver uma mudança desta faixa. Considere, por exemplo, a necessidade de supervisores de produção de uma empresa.

    Outras classificações de custos:

    Custo de Produção = custos com matéria prima + mão de obra direta + custos indiretos.

    Custo Primário = matéria prima + mão de obra direta.

  • maldade kkkk

  • Custos Semi-Fixos = é Custo Fixo, mas, em razão do aumento da produção, há um aumento em seu valor. Ex: contratação de mais um funcionário para suprir demanda da fábrica.

    Custos Semi-Variáveis = há uma parcela fixa em seu valor e outra variável. Ex: energia elétrica (vc usando ou não deverá pagar um valor fixo).

    Qualquer erro, por favor, avisar.