-
Custos com aluguel de fábrica, mão de obra indireta,
manutenção da fábrica e material indireto devem respeitar um
critério de rateio e não são facilmente apropriáveis ao custo do
produto; por isso, eles constituem gastos indiretos.
-
GASTO PODE SER:
- Custo
- Despesa
- Investimento
Acredito que o erro está em chamar de gastos indiretos quando na verdade trata-se de custos indiretos, trata-se de conceitos diferentes.
-
o erro esta em dizer que são facilmente apropriáveis... este é para material direto
-
Luís Souza, também respondi por esse motivo, dizer que gastos e custos são sinônimos seria atropelar conceitos da ciência contábil.
-
Custos com aluguel de fábrica, mão de obra indireta, manutenção da fábrica e material indireto devem respeitar um critério de rateio e são facilmente apropriáveis ao custo do produto; por isso, eles constituem Custos indiretos.
-
CUSTO
Todo investimento que uma empresa precisa fazer para produzir um produto ou oferecer um serviço é chamado de custo. Sem esse valor, não é possível dar início ou continuidade às vendas. Para aumentar a quantidade produzida, em geral, é preciso aumentar o custo da empresa.
Aqui também podemos definir o conceito de “preço de custo”, que é o valor mínimo gasto pela empresa para fabricar determinado produto. Se o material for vendido a preço de custo, a empresa não tem nenhum lucro. Em cima do preço de custo, é calcular o preço de venda – a diferença entre os dois é lucro.
Exemplos: matéria-prima, água, eletricidade da produção, depreciação de maquinário, embalagem.
GASTOS
Gastos são os valores que a empresa não previu no orçamento, mas que precisa investir para continuar a produção. Como um gasto é imprevisível, não é possível de ser repassado no preço do produto, portanto, a empresa precisa arcar com o prejuízo.
Exemplos: substituição de peça com defeito, assistência técnica.
PORTAL CONTABILIDADE
-
Não são facilmente apropriados pois, conforme Eliseu Martins, há um critério subjetivo a ser analisado. A sua alocação é feita de forma estimada e muitas vezes arbitrária.
-
CUSTOS INDIRETOS
Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc.
Atribui-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento de sua ocorrência. Ou ainda, pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído (ou identificado) diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou parâmetros para atribuição ao objeto custeado.
São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.
Acredito que o erro da questão é afirmar uma apropriação ao produto feita facilmente.
-
Não são facilmente apropriáveis.