-
GABARITO: A
Sistema de detecção de intrusos ou também conhecido como Sistema de detecção de intrusão ( em inglês: Intrusion detection system - IDS) refere-se aos meios técnicos de descobrir em uma rede acessos não autorizados que podem indicar a ação de um cracker ou até mesmo de funcionários mal intencionados.
NIDS: É um sistema de segurança de rede com foco sobre os ataques que vêm de dentro da rede (usuários autorizados). Quando classificamos a concepção do NIDS acordo com a propriedade interatividade do sistema, existem dois tipos: on-line e off-line NIDS. On-line NIDS lida com a rede em tempo real e analisa o pacote Ethernet e aplica-lo nas algumas regras para decidir se é um ataque ou não. Off-line NIDS lida com os dados armazenados e passá-lo em um algum processo para decidir se é um ataque ou não.
-
Essa alternativa I também está errada, pois IDS realizam respostas sim.
Segundo Nakamura(2010,p.267),"O firewall libera conexões e o IDS detecta, notifica e responde a tráfegos suspeitos."
SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA. 2010.
-
triste ver uma questão dessas
2014
A detecção de intrusão abrange formas de resposta, tais como a geração de alertas e a interrupção dos fluxos de dados maliciosos.
certa
2011 - (CESPE – TJ-ES/2011 – Analista Judiciário – Análise de Suporte – 93)
IDS (intrusion detection system) pode ser utilizado para incrementar o trabalho do firewall e permitir que o tráfego de dados de uma rede seja monitorado para correção imediata de problemas ou falhas
certa
-
Pessoal, apesar dessa frase apresentada pelo nosso colega a respeito do IDS no livro do NAKAMURA, devemos lembrar que o IDS sempre será posicionado de forma paralela na rede, ou seja, ele, por si só, não é capaz de reagir diretamente e influenciar o tráfego porque ele não está em série como um firewall ou IPS.
O que ele pode fazer é se comunicar com outros elementos na rede, o que na prática será um firewall, e fazer com que o firewall passe a bloquear determinado tráfego.
Um exemplo de ferramenta que faz esse tipo de coisa é o GUARDIAN, baseado no SNORT de código aberto. O SNORT é um IDS puro, totalmente passivo, enquanto o GUARDIAN é a implementação reativa do IDS, mas, como mencionei, não é o próprio IDS que bloqueia.Desse modo, permita-me discordar do colega mas não vejo erro no item I dessa questão. Abraço a todos!
-
ACERTEI A QUESTÃO POIS DE CARA A II e III ESTAVAM ERRADAS, MAS FIQUEI NA DÚVIDA NA PRIMEIRA E ACHO QUE A BANCA NÃO DEIXOU EXPLÍCITO QUE NÃO DAR RESPOSTA SERIA COMBATER O PROBLEMA, ALGO QUE O IDS NÃO FAZ REALMENTE. PORÉM, MUITOS ENTENDERAM E QUE REAMENTE FICA COMPLICADO VC TER QUE AINDA INTERPRETAR É QUE RESPOSTA PARA O FIREWALL É POSSÍVEL PARA Q ESTE BLOQUEI A INTRUÇÃO.
-
Não entendi o erro da III (IDS utilizam assinatura e IPS também podem ser comportamentais...), se alguém puder enviar alguma fonte....
-
@lucas moraes. Tanto o IDS quanto o IPS utilizam as duas formas. Baseado em assinatura ou comportamento
-
I) ok;
II) o HIDS que é baseado em host. O NIDS é baseado na rede !
III) inverteram os conceitos !
-
IDS - alerta
IPS - para
NIDS (network IDS) - o nome ja diz
assinatura: ameaças conhecidas
comportamento: anomalias