SóProvas


ID
1645126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considerando que os fenômenos de transferência de calor e de massa relacionam-se à velocidade de transferência de energia térmica, julgue o item subsequente.


Os sistemas trocadores evaporativos permitem contato direto entre líquido e gás, o que gera elevadas taxas de transferência de calor por unidade de volume.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO

    Condensador Evaporativo é um trocador de calor cuja troca térmica é feita através de uma superfície metálica, onde o gás a ser condensado tem contato com a água do sistema de resfriamento. Como o gás está expirementando uma mudança de fase Cq (gás) →  ∞. Usando a água como fluido frio, por exemplo, devido sua elevada capacidade calorífica, é possível obter elevadas taxas de tranferência de calor a medida que sua vazão mássica é aumentada.

  • A questão fala Trocador Evaporativo, por essa razão, achei que não haveria contato direto entre o líquido e o gás.

     

    Com relação ao Condensador Evaporativo, NÃO há contato direto entre as substâncias. Já no Condensador Barométrico sim, a troca de calor ocorre com mudança de fase e mistura das substâncias.

  • Pode haver evaporadores de contato direto, mas são mais raros, em geral se usa evaporadores de contato indireto, isto é, os fluidos não se misturam, vejam:

    Direct contact evaporators are devices in which the liquid phase is vaporized by injection of a superheated gas. Several of its applications are reported in the literature (Smith, 1986; Sideman, 1966; Bharathan, 1988). Compared to tube and shell evaporators, direct contact evaporators have lower manufacture and maintenance costs, higher heat transfer rates (there is no additional heat transfer resistance due to tube wall and fouling) and greater efficiency of operation for highly corrosive, fouling and viscous mixtures.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/bjce/a/rz77f9GQL93HkfqKgSWGdSw/?lang=en

    CONTATO DIRETO = não há separação física entre os fluidos, por isso, uma segunda operação unitária é necessária para separá-los

    CONTATO INDIRETO = há o incoveniente de se ter uma resistência metálica adicional. Por outro lado, os fluidos nunca irão se misturar, o que não ocorrerá em uma segunda operação unitária de separação.

    Portanto, este gabarito deveria ser revisto!