-
CORRETO.
Se a superfície não "enxergar" a si própria, o que é o caso de superfícies planas e convexas, o fator de forma é nulo. Caso contrário, o fator é forma é diferente de zero.
-
Isso tá errado! Apenas um dos fatores de forma será nulo, que seria o Fii (parte da radiação que sai de uma superfície e é interceptada por ele mesmo).
-
Concordo, @Rafael.
Supondo o caso de uma esfera menos (1) dentro de outra esfera maior (2), os fatores de forma são da seguinte forma:
F12 = 1
F11 = 0
F21 = A1/A2
F22 = 1 - A1/A2
Portanto somente o Fii será igual a zero, os outros não. No máximo a questão poderia afirmar que os fatores de forma da superfície convexa são iguais a um ou a zero, enquanto que, para a superfície côncava seria diferente de zero e de um.
Bons estudos!
-
A troca de calor por radiação entre duas superfícies depende da orientação de uma superfície com relação à outra. Essa dependência, conhecida como fator de forma, é nula para superfícies planas ou convexas, mas diferente de zero para superfícies côncavas.
Considero INCORRETO a questão, pois, a definição de fator de forma do enunciado refere-se ao fator de forma de uma superfície em relação a ela mesma. Ou seja, Fi→i, e não de uma superfície em relação a outra, ou seja, Fi→j.
Ademais, concordância do enunciado ("Essa dependência..." que sucede "...entre duas superfícies depende..." nos leva a entender que se trata de uma análise do fator de forma de superfície em relação a outra, (Fi→j).
Em resumo: quem elaborou a questão/gabarito misturou os conceitos sem compreende-los.
-
Questão muito mal elaborada. O texto começa apresentando o conceito de uma superfície em relação a outra e depois engana o candidato colocando o fator de forma entre a mesma superfície.
-
O Fator de Forma para superfícies planas e convexas é igual a 0 e para
côncavas é diferente de 0! Isso ocorre pela admissão de que os feixes de luz viajam em linha quando não
submetidos a interferências de forças eletromagnética.