SóProvas


ID
164581
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

OLTP - Online Transaction Processing é uma ferramenta de banco de dados e de Business Intelligent, utilizada para apoiar as empresas na análise de suas informações, com o objetivo final de transformar dados em informações capazes de dar suporte às decisões gerenciais de forma amigável e flexível ao usuário e em tempo hábil. No OLAP - Online Analytical Processing, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais, que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização por meio de diversos ângulos. Estas medidas são organizadas em categorias descritivas, chamadas de dimensões e formam a estrutura do cubo. A respeito do OLAP, analise as afirmativas a seguir.

I. Drill Across: ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão.

II. Slice and Dice: é uma das principais características de uma ferramenta OLAP e serve para modificar a posição de uma informação, trocar linhas por colunas de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.

III. Drill Up: ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo a granularidade, ou seja, quais os tipos de consultas que podem ser feitas no DW, influenciando diretamente na velocidade do acesso às informações e no volume de dados armazenados.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta CORRETA letra
    Drill Across: se refere às navegações realizadas nas tabelas de dimensão, onde as consultas passam de um nível para o outro sem passar pelos níveis intermediários.
    Drill Down: ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo a granularidade.
    Drill Up: é o contrário do Drill Down, ocorre quando o usuário aumenta a granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da informação.
    Drill Through: ocorre quando se deseja uma informação em um nível de detalhe menor do que o apresentado pelas tabelas de fato. Ou seja, é a operação que busca a informação além do nível de granularidade existente na estrutura dimensional.
    Slice and Dice: serve para modificar a posição de uma informação de maneira a facilitar a compreensão dos usuários. Efetua uma filtragem dos dados para especializar as consultas.
  • Características da Análise OLAP

    Drill Across:  O Drill Across ocorre quando o usuário pula um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão. Por exemplo: a dimensão tempo é composta por ano, semestre, trimestre, mês e dia. O usuário estará executando um Drill Across quando ele passar de ano direto para semestre ou mês.

    Drill Down: O Drill Down ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo o grau de granularidade.

    Drill Up: O Drill Up é o contrário do Drill Down, ele ocorre quando o usuário aumenta o grau de granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da informação.

    Drill Throught: O Drill Throught ocorre quando o usuário passa de uma informação contida em uma dimensão para uma outra. Por exemplo: Estou na dimensão de tempo e no próximo passo começo a analisar a informação por região.

    Slice And Dice: O Slice and Dice é uma das principais características de uma ferramenta OLAP. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo, surgiu a necessidade de criar um módulo que se convencionou de Slice and Dice para ficar responsável por trabalhar esta informação. Ele serve para modificar a posição de uma informação, alterar linhas por colunas de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.

    FONTE: 
    http://www.coladaweb.com/informatica/olap
  • A respeito da II.

    Para se visualizar a análise multidimensional em cubo utiliza-se a técnica de slice e dice, ou 
    seja, fatiar e cortar o cubo separando partes de um cubo [INMOM, 1999]. O uso integrado dos 
    conceitos  slice  e  dice  permite  rotacionar  os  lados  de  um  cubo  de  dados  (dimensões)  em 
    qualquer  sentido,  possibilitando  a  combinação  de  quaisquer  dimensões  e  a  obtenção  de 
    informações correspondentes sobre vários enfoques. 
  • A questão II está completamente equivocada. A operação descrita não é "slice and dice", mas sim um "pivot".
  • Concordo com o Marcus, no meu entendimento somente o item I esta correto.
  • Incialmente concordei com o colega Marcos, porém fui atrás do texto da afirmação II e encontrei:

    Dlice and Dice: é uma das principais características de uma ferramenta OLAP. Como a ferramenta OLAP recupera o microcubo (No OLAP, as informações são armazenadas em cubos multidimensionais, que gravam valores quantitativos e medidas, permitindo visualização através de diversos ângulos. Estas medidas são organizadas em categorias descritivas, chamadas de dimensões e formam, assim, a estrutura do cubo), surgiu a necessidade de criar um módulo, que se convencionou de Slice and Dice, para ficar responsável por trabalhar esta informação. Ele serve para modificar a posição de uma informação, trocar linhas por colunas de maneira a facilitar a compreensão dos usuários e girar o cubo sempre que tiver necessidade.

    Vivendo e aprendendo....

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/um-estudo-sobre-as-ferramentas-olap/6691

  • III. Drill Up: ocorre quando o usuário aumenta o nível de detalhe da informação, diminuindo a granularidade, ou seja, quais os tipos de consultas que podem ser feitas no DW, influenciando diretamente na velocidade do acesso às informações e no volume de dados armazenados.

    A meu ver o erro dessa alternativa reside em "ou seja, quais os tipos de consultas que podem ser feitas no DW", pois a operação "Drill Up" não tem o condão de restringir quais consultas são realizadas no DW.