gab certo!
Permita-me discordar Livia de vc, veja a definição de estratificação: Consiste em dividir a sua população em estratos. Os estratos devem ser reunidos por características em comum, de modo que sejam mais homogêneos que a população inteira.
logo, seria melhor ele fazer tal avaliação separando por prédios novos ou velhos, facilitaria sua pesquisa. Não entendo esse viés ou pontuar melhor que vc mencionou, ficaria feliz de vc me ensinar.
Gabarito: Certo
Como diferenciar "Estratos" de "Conglomerados":
Pense: Se há mais de uma característica e dentro dela a "um todo", mas separam-se apenas uma amostra de cada, trata-se de estratos
Ex de estratos: Prédios Novos e Prédios Antigos. Opa, aqui já posso definir como estratos, pois separou os tipos de prédios. Mas, se desejar confirmar mais ainda seu estrato, verifique se ele está separando a quantidade total (N) em amostra (n). Pronto, definitivamente você possui estratos.
Agora existe apenas uma característica e é analisado todos os elementos dela.
Ex de Conglomerados: Prédios Novos. Opa, ele te deu apenas uma característica, tudo indica que você poderá usar Conglomerados. Agora basta saber se será calculado o total ou uma amostra. Caso seja calculado o total, será por Conglomerados.
Estratos existem mais de uma característica a ser observadas que são heterogêneas (Prédios Novos e Prédios Antigos), porém dentro de cada uma há homogeneidade. Diferente dos Conglomerados, que por fora há homogeneidade e quanto mais, melhor (Prédios Novos) e por dentro pode existir um universo heterogêneo.