-
Salvo engano, acho que a amostragem deva ser a estratificada (proporcional), pois estratos devem ser mais homogêneos (estrato dos alunos, professores e servidores).
O conglomerado é um agrupamento de elementos da população, não necessariamente homogêneos. Por exemplo, o prédio de Engenharia, a Reitoria, a Biblioteca. Para compensar isso, podemos incluir mais estágios: Os professores (2º estágio) do prédio de Engenharia (1º Estágio).
Independentemente, a questão continuaria errada.
Gabarito: Errado
-
Correto o entendimento do Ivan.
Se o objetivo é avaliar a intenção de votos de professores, alunos e servidores, é necessário que se avalie a opinião de ao menos um deles através da estatística estratificada
-
Complementando o Ivan, com os conglomerados devemos sortear x conglomerados como amostra. E sendo assim não manteremos a proporção.
-
A questão não pede que tenha proporção, apenas que seja garantido 1 ou mais de cada professor, aluno, servidor.
Assim, podem ter 20 professores, 2 alunos e 1 servidor... A lógica é que com a amostragem estratificada podemos garantir que vai haver pelo menos 1 item de cada estrato. Já com o conglomerados não há essa garantia. Os conglomerados selecionados podem simplesmente conter Alunos e Professores e não trazer os servidores.
-
ESTRATO = TODOS OS GRUPOS, PEQUENAS PORÇÕES;
CONGLOMERADO = ALGUNS GRUPOS, TODAS PORÇÕES.
-
É solicitado 1 pessoa de cada grupo. Os três grupos são diferentes entre si e iguais internamente. Amostragem estratificada, portanto.
-
Gabarito errado:
Trata-se de amostragem estratificada uniforme, pois seleciona-se igual quantidade de elementos de cada estrato (neste exemplo, 1 elemento de cada estrato para formar a amostra)