SóProvas


ID
1647304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

A feição circular de um kimberlito tem área de 3,1416 km² no terreno e foi representada no mapa geológico em uma área de 3,1416 cm². O mapa representativo dessa área foi confeccionado considerando-se o sistema de projeção universal transversa de mercator (UTM) e o datum SIRGAS2000. As coordenadas do ponto central do kimberlito são 14º30' de latitude sul e 42º45' de longitude oeste.

Com bases nessas informações, julgue o item seguinte.

No sistema de projeção UTM, a Terra é dividida em fusos de 6º de longitude.

Alternativas
Comentários
  • O mundo é dividido em 60 fusos, onde cada um se estende por 6º de longitude. Os fusos são numerados de um a sessenta começando no fuso 180º a 174º W Gr. e continuando para este. Cada um destes fusos é gerado a partir de uma rotação do cilindro de forma que o meridiano de tangência divide o fuso em duas partes iguais de 3º de amplitude.

    Fonte: IBGE, 2013. 

  • Sistema UTM é dividido em 60 fusos de 6 graus de amplitude em longitude. Cada fuso também é chamado de Zona UTM que é numerada, iniciando em "1" da esquerda para a direita em relação à longitude 180 graus oeste. Pode-se identificar também o fuso a partir de seu Meridiano Central que fica exatamente no centro do fuso. Existe em algumas publicações estrangeiras a divisão das zonas no Equador, o que resultaria em mais 60 zonas cuja numeração é negativa ao Sul do Equador e manteria-se a numeração normal ao Norte.