SóProvas


ID
1647331
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Acerca dos métodos de prospecção geofísica, julgue o item subsecutivo.

O método sísmico de prospecção geológica utiliza ondas eletromagnéticas, conhecidas como ondas longitudinais ou primárias (P) e ondas transversais ou secundárias (S); ambos os tipos se propagam perpendicularmente entre si com igual velocidade de propagação.

Alternativas
Comentários
  • As ondas P e as Ondas S são ondas de "corpo ou volume".

     

    As ondas P ou primárias são as primeiras a chegar, pois têm uma velocidade de propagação maior. São ondas longitudinais que fazem a rocha vibrar paralelamente à direcção da onda, tal como um elástico em contracção. A velocidade de propagação deste tipo de ondas varia com o meio em que se propagam, sendo típicos valores de 330 m/s no ar, 1450 m/s na água e 5000 m/s no granito. Não são tão destrutivas como as ondas S ou as ondas de superfície que se lhes seguem. A velocidade de propagação destas ondas é, em geral, ligeiramente inferior ao dobro daquela das ondas S.

     

    As ondas S ou secundárias são ondas tranversais ou de cisalhamento, o que significa que o solo é deslocado perpendicularmente à direcção de propagação como num chicote. No caso de ondas S polarizadas horizontalmente, o solo move-se alternadamente para um e outro lado. São mais lentas que as P, com velocidades de propagação entre 2000 e 5000 m/s, sendo as segundas a chegar.

     

  • Acredito que outro erro da questão seja falar em ondas eletromagnéticas para o método sísmico.

    Método sísmico - ondas acústicas ou sísmicas

    GPR - ondas eletromagnéticas