SóProvas


ID
1647553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da crônica, gênero da grande imprensa que ganhou destaque em meados do século XIX, julgue o item que se segue.

Etimologicamente ligada ao relato cronológico, a crônica na grande imprensa evoluiu para o gênero folhetim.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na realidade a evolução se deu de maneira contrária ao que está plasmado no item. O folhetim é anterior ao modelo mais complexo da crônica.

  • folhetim é uma narrativa literária, seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance. Possui duas características essenciais: quanto ao formato, é publicada de forma parcial e sequenciada em periódicos como nos jornais e revistas; quanto ao conteúdo: apresenta narrativa ágil, profusão de eventos e ganchos intencionalmente voltados para prender a atenção do leitor.


    O folhetim surgiu na França no início do século XIX, junto ao nascimento da imprensa. Foi importado para o Brasil logo depois, fazendo enorme sucesso na segunda metade do século XIX. Eram publicados diariamente em jornais da capital do Império (Rio de Janeiro) e jornais do interior, em espaços destinados a entretenimento.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Folhetim

  • O que é Folhetim e quando surgiu?

    "Em 1836 surgem na França os folhetins, que eram romances publicados nos rodapés dos jornais. A literatura começa a surgir no rodapé do jornal, com o chamado folhetim. Isso se torna uma revolução editorial, pois o número de vendas dos jornais aumentou junto com o número de leitores."

    Até quando existiu e quem foi o último folhetinista brasileiro?

    "Esse tipo de literatura durou até meados do século XX e Nélson Rodrigues foi o último folhetinista brasileiro."

    "A partir da aceitação do gênero (folhetim) pelo público, surge o jornalismo sensacionalista, que põe apelo nas notícias, e mais tarde as crônicas".

    Fonte: https://historiaimprensabrasil.wordpress.com/tag/folhetim/#:~:text=Folhetins%20e%20cr%C3%B4nicas,Dumas%2C%20no%20Jornal%20do%20Commercio.

    Portanto as crônicas surgiram depois do sensacionalismo. Não do folhetim.

    Gab: Errado

  • Etimologicamente ligada ao relato cronológico, a crônica na grande imprensa evoluiu para o gênero folhetim.

    ERRADO. A Crônica jornalística veio do folhetim, ou seja, foi o folhetim que evoluiu para a crônica, e não o contrário como a questão mostra "A crônica literária, surgida a partir do , na França, tomou características próprias no Brasil" (Fonte: Wikipedia)