I. No TCP, o estabelecimento de uma conexão é implementado pelo handshaking de três vias (three-way handshaking).
Handshaking de Três Vias. O estabelecimento de uma conexão no TCP é denominado handshaking de três vias (three-way handshaking).
Página 723
II. No TCP, o handshaking de três vias (three-way handshaking) garante que cada segmento possua um campo de checksum que é usado para validar a existência de um segmento corrompido.
O three-way handshaking não é o responsável por garantir que cada segmento possua um campo de checksum.
Essa é uma característica do próprio protocolo TCP que possui em seu cabeçalho um campo checksum de 16 bits para o controle de erros.
Checksum
Cada segmento inclui um campo de checksum que é usado para validar a existência de um segmento corrompido. Se o segmento estiver corrompido, ele será descartado pelo TCP de destino e considerado como perdido. O TCP usa o campo de checksum de 16 bits, que é obrigatória em todos os segmentos.
Página 731
III. O TCP transmite dados no modo full-duplex.
Estabelecimento da Conexão
O TCP transmite dados no modo full-duplex. Quando dois processos TCPs em duas máquinas estão conectados, eles estão aptos a transmitir segmentos entre si, simultaneamente. Isso implica que cada parte deve inicializar a comunicação e obter a aprovação da outra parte antes que quaisquer dados possam ser transferidos.
Página 723
IV. O TCP fornece confiabilidade implementando controle de erros sobre os dados.
Controle de Erros
O TCP fornece confiabilidade implementado controle de erros sobre os dados. O controle de erros inclui mecanismos para detecção de segmentos corrompidos, perdidos ou fora de ordem e segmentos duplicados. O controle de erros também inclui um mecanismo para correção de erros após eles serem detectados. A detecção e a correção de erros no TCP são obtidas por meio do uso de três ferramentas simples: checksum, confirmação de recebimento e time-out.
Página 731
Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores - Behrouz A. Forouzan - 4ª edição - 2008