SóProvas


ID
1650451
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os espaços agrários das regiões brasileiras são diferentes entre si. Desses espaços nas diversas regiões brasileiras é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    a modernização agrícola mais intensa ocorre na Região Amazônica, principalmente nos produtos de subsistência, arroz, feijão, mandioca e milho. ERRADO. A a modernização agrícola mais intensa ocorre principalmente nas regiões de grandes terras, com mercado voltado para exportação; podemos citar o complexo da SOJA, região do "MA TO PI BA", áreas de fronteira agrícola.

    B

    na Região Sul o grande destaque é para o cultivo de frutas tropicais, em especial as frutas a exemplo da laranja , abacaxi e banana. ERRADO. A região sul é destaque para cultivo de uvas, cereais, trigo, arroz... Frutas tropicais: podemos considerar a região do Agreste Pernambucano, solo massapê; laranja: SP;

    C

    C ocorre na Região Centro-Oeste, uma expansão da agropecuária moderna com extensas áreas de cultivo de soja. CERTO. Essa afirmativa responde a alternativa A.

    D

    no Nordeste predominam as pequenas propriedades rurais onde é praticada principalmente a agricultura familiar. ERRADO. No nordeste predominam as grandes propriedades rurais; podemos considerar o contexto histórico(colonial) de formação do território brasileiro.

    E

    na Região Sudeste existe um moderno complexo agro- industrial com produção destinada principalmente ao abastecimento interno. ERRADO. Eu diria que não necessariamente no Sudeste há uma produção destinada ao abastecimento interno. Se levarmos em consideração que os pequenos proprietários são os principais produtores de alimentos destinados ao abastecimento interno (em sua maioria no Nordeste e no Sul) e que os grandes proprietários ("dominam os cerrados no centro do país, áreas de campos no Sul e no Norte") destinam sua produção para a exportação, principalmente com a produção de commodities agrícolas, temos que a assertiva se torna falsa. (Atlas do Brasil, Hérve Théry, p.170-175)