SóProvas


ID
1650517
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O parecer dos auditores independentes sobre as Demonstrações Contábeis da empresa DILU S/A, referente ao exercício de 2014, foi emitido com as seguintes ressalvas: ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque; ausência de adoção de critérios de impairment do imobilizado condizentes com a realidade econômica de seus ativos; e classificação indevida das obrigações a pagar inferior a 12 meses no Passivo Não Circulante. Considerando esses fatos, um analista financeiro, desejando conhecer a Liquidez Corrente (LC) da empresa, deverá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    Itens ressalvados pela auditaria:
      1) ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque
      2) ausência de adoção de critérios de impairment do imobilizado condizentes com a realidade econômica de seus ativos
      3) classificação indevida das obrigações a pagar inferior a 12 meses no Passivo Não Circulante.

    Liquidez Corrente = AC/PC

    Portanto, se a empresa deseja conhecer sua LC, deverá ajustar os itens 1 e 3, pois envolvem contas do AC e do PC, não sendo necessário os ajustes do item 2, pois "critérios de impairment do imobilizado" tem efeitos no ANC imobilizado, não interferindo na apuração da Liquidez Corrente.

    bons estudos

  • Gab. D

    > ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque e ausência de adoção de critérios de impairment do imobilizado condizentes com a realidade econômica de seus ativos mexem diretamente no Ativo, como esse valor diminuiria meu Ativo, vou realizar um ajuste diminuindo;

    > e classificação indevida das obrigações a pagar inferior a 12 meses no Passivo Não Circulante. Se é obrigações a pagar inferior a 12 meses, vou ajustar colocando no Passivo Circulante.

  • Gabarito D


    A questão mistura Auditoria com Análise de Balanços/Contabilidade........ Sabendo como se calcula a liquidez corrente (Ativo Circulante / Passivo Circulante), você conseguiria matar a questão.. a única alternativa que traz ajustes no AC e no PC é a D.
  • Somente para ilustrar o conceito de Impairment. Impairment significa deterioração. A companhia deverá efetuar periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível (§ 3 do art. 183 da Lei 6.404/76).

    Art. 183 - § 3o  A companhia deverá efetuar, periodicamente, análise sobre a recuperação dos valores registrados no imobilizado e no intangível, a fim de que sejam: (Redação dada pela Lei nº 11.941, de 2009)

      I – registradas as perdas de valor do capital aplicado quando houver decisão de interromper os empreendimentos ou atividades a que se destinavam ou quando comprovado que não poderão produzir resultados suficientes para recuperação desse valor; ou (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

      II – revisados e ajustados os critérios utilizados para determinação da vida útil econômica estimada e para cálculo da depreciação, exaustão e amortização. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)

  • Análise:


    1 - ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque: A questão diz que o reconhecimento foi inadequado, mas não diz se para mais ou para menos.


    2 - ausência de adoção de critérios de impairment do imobilizado condizentes com a realidade econômica de seus ativos: De nada importa para essa questão, pois LC = AC/PC, ou seja, o imobilizado fica fora dessa.


    3 - classificação indevida das obrigações a pagar inferior a 12 meses no Passivo Não Circulante: Interfere na LC. Deve ser feito o ajuste aumentando o PC.


    Conclusão:Ao meu ver, não dá para saber se o ajuste nos estoques será aumentando ou diminuindo o AC. Entretanto, analisando as alternativas, a mais próxima de estar certa é mesmo a letra D).
  • Concordo com a explicação do Renato e, inclusive, foi a alternativa que eu marquei. 

    Mas analisando melhor, quando a questão diz "ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque", ela diz que o reconhecimento foi inadequado, mas não fala se esse reconhecimento foi feito a maior ou a menor.

    Portanto, para mim, não seria possível dizer que o ajuste deveria ser reduzindo o valor do estoque.

    Entretanto, a única opção possível é mesmo a letra D)

  • O índice de liquidez corrente confronta o Ativo Circulante com o Passivo Circulante, afim de identificar a capacidade da empresa de cumprir com suas obrigações no curto prazo.
    Sabendo disso, das ocorrências citadas no comando da questão, apenas dois itens impactariam esta análise: 

    - ausência de reconhecimento adequado das provisões para perdas no estoque;
    - classificação indevida das obrigações a pagar inferior a 12 meses no Passivo Não Circulante.
    Logo, esses itens teriam que passar por ajustes, e o item que apresenta a solução é o item D.

    Gabarito: D