SóProvas


ID
1650973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando que o gerenciamento de conflito pode ser um desafio para gestores e demais colaboradores nas organizações, julgue o item a seguir.

Os conflitos não são naturais e nem desejáveis, por isso devem ser evitados para prevenir o surgimento de divergências entre os trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • GAB ERRADO,

    Nem sempre o conflito é tido como uma coisa ruim. Sendo que, alguns conflitos podem ser importantes para o aprimoramento da instituição.
    Segundo a abordagem Interacionista, o conflito pode ser uma força positiva, além de ser, em alguns casos necessário para o desempenho eficaz de um grupo.
    Andréia Ribas

  • Questão errada, acredito que outra ajuda a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2013 - MPU - Analista - Gestão PúblicaDisciplina: Administração Pública

    Do conflito, se mantido dentro dos limites toleráveis, pode resultar aumento de criatividade e desempenho.

    GABARITO: CERTA.

  • Além do quê, conflitos são sim naturais em qualquer tipo de relação.

  • Complementando:

    De acordo com a visão Interacionista, o conflito deve ser necessário e incentivado, mas sempre agindo dentro das margens toleráveis ao nível do conflito. Por essa visão, o conflito permite, inclusive, a criatividade.

    Lembrando que são três as visões acerca do Gerenciamento de Conflitos:

    - Tradicional;

    - Interacionista - uma visão que usualmente é adotada por muitas empresas americanas;

    - Humanista -> Essa é uma visão que atualmente é adotada no Brasil.

  • Errado.

    Segundo Verma (1996), há três diferentes pontos de vista (visualizações) para conflitos: tradicional, contemporâneo e interacionista.

    O ponto de vista tradicional assume, conforme Verma (1996), que o conflito não é benéfico e sempre terá impacto negativo nos projetos e organizações. Para este ponto de vista, o desempenho decresce na medida em que o nível de conflito aumenta. Portanto o conflito deve ser evitado, reduzido, suprimido ou eliminado. Assim como os outros autores da linha tradicional de pensamento, Cleland e Ireland (2002) acreditam que o conflito trata-se de uma “situação destrutiva que consome energia e paralisa a eficiência e progresso dos trabalhos de uma equipe”. Este ponto de vista permaneceu dominante até meados dos anos 40.

    No ponto de vista contemporâneo, segundo Verma (1996), o conflito é considerado natural e inevitável em todas as organizações. Este ponto de vista prega que o conflito pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos. Portanto, insiste na aceitação do conflito e na análise de sua existência. Como os projetos podem se beneficiar algumas vezes dos conflitos, o gerente de projetos deve focar em um gerenciamento efetivo dos conflitos, em vez de simplesmente suprimir ou eliminar os mesmos. A visualização contemporânea do conflito foi dominante do início dos anos 40 a meados dos anos 70.

    O ponto de vista interacionista é a perspectiva teórica corrente dos conflitos e assume que estes são necessários para aumentar o desempenho. Em vez de apenas aceitar o conflito, este ponto de vista encoraja o surgimento do mesmo. Um ambiente harmônico, pacífico, tranqüilo e muito cooperativo de projetos seria sinônimo de estático, apático, estagnado e não susceptível a mudanças e inovações. Este ponto de vista encoraja os gerentes de projetos a manter um nível mínimo de projetos, suficiente para manter os projetos autocríticos, viáveis, criativos e inovadores.

    Segundo Verma (1996), há duas implicações importantes a respeito do ponto de vista contemporâneo e do interacionista: os conflitos são bons para os projetos porque estimulam criatividade, inovação, modernização, melhorias e maior produtividade; o gerenciamento de conflitos deve ser uma atividade chave do gerenciamento de projetos e os gerentes devem desenvolver as competências necessárias para gerenciar efetivamente os conflitos.

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/1121

    Bons estudos 
  • Lembre-se: Nem todo conflito é negativo!

     

                                                                                                       Efeitos do Conflito

     

    Aspectos positivos

     

    - O conflito pode “empurrar” o grupo para que se esforce mais e seja mais criativo para solucionar os problemas, gerando uma energia e um impulso inovador maiores.

     

    - Um nível adequado de conflito pode prevenir a ocorrência do “pensamento grupal”, que ocorre quando um grupo é tão coeso que as pessoas não se sentem à vontade para expressar opiniões contrárias.

     

    - O conflito aumenta a coesão intragrupal, pois gera um sentimento de identidade no grupo. É a famosa sensação “nós contra eles”, que existe em disputas esportivas.

     

    - O conflito aumenta a percepção dos erros e problemas existentes na organização, que talvez ficassem “adormecidos” sem sua presença.

     

    Aspectos negativos

     

    - Boa parte da energia gerada pelo conflito é gasta na sua resolução, ou seja, não é canalizada para algo produtivo, e sim em reuniões intermináveis, disputas emocionais etc.

     

    - A cooperação deixa de existir e é substituída por comportamentos que dificultam o trabalho e o bom funcionamento da organização.

     

    - O conflito impede que os esforços das pessoas e grupos sejam eficazes, gerando sentimentos de frustração, hostilidade, raiva etc.

  • Os conflitos nem sempre devems ser evitados. Os conflitos podem trazer efeitos positivos para uma organização com inovações, idéias e estímulos da criatividade.Uma organização sem conflito, se torna apatica, acomodativa, sem vida. 

  • CONFLITOS, NA MAIORIA DAS VEZES, GERAM MOTIVAÇÃO E COMPETITIVIDADE.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • "É nos conflitos que nos tornamos fortes e podemos crescer."

     

    Gabarito errado.

  • Os conflitos são naturais. E, no mundo contemporâneo, até desejados.

  • Essa questão aborda as visões sobre os conflitos, a saber:


    Visão tradicional: o conflito é associado a termos como violência, destruição e irracionalidade. Deve ser evitado a todo custo. Essa visão era comum nos estudiosos dos anos 30 e 40 do século passado.
     

    Visão das relações humanas: o conflito é um fato natural da vida, algo inevitável e que deve ser aceito. Essa visão prosperou dos anos 40 até os anos 70 do século passado, dando passagem a visão interacionista.
     

    Visão interacionista: o conflito deve ser aceito, até encorajado, pois é necessário para que o desempenho do grupo seja positivo.

  • Primeiro, os conflitos são naturais e inerentes à vida de cada indivíduo. É algo inevitável da natureza humana e da vida em sociedade.

    Segundo, o objetivo da organização não deve ser o de eliminar todos os conflitos. A organização deve buscar gerenciá-los. O papel do gestor deve ser o de buscar gerenciar os conflitos, com o objetivo de que os conflitos funcionais sejam promovidos e, ao mesmo tempo, conflitos disfuncionais sejam eliminados. O objetivo é aproveitar os efeitos positivos dos conflitos funcionais