SóProvas


ID
1652539
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Criminologia

São argumentos de Loïc Wacquant (1999) em As Prisões da Miséria:

I. O crescimento do Estado Penal acompanha a tão aclamada retirada do Estado da economia, bem como a diminuição dos recursos destinados a programas sociais.

II. No então chamado “Estado Penal”, a definição da própria violência a ser combatida é parte essencial da formulação da estratégia para combatê-la.

III. O crescimento do Estado penal acompanha o crescimento dos recursos destinados a programas sociais, através da articulação desses três elementos – ampliação do sistema penal, liberalização econômica e estatização das políticas sociais.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     

     

    I. (CORRETO) O crescimento do Estado Penal acompanha a tão aclamada retirada do Estado da economia, bem como a diminuição dos recursos destinados a programas sociais.

     

     

    II. (CORRETO) No então chamado “Estado Penal”, a definição da própria violência a ser combatida é parte essencial da formulação da estratégia para combatê-la.

     

     

    III. (ERRADO) O crescimento do Estado penal acompanha o crescimento dos recursos destinados a programas sociais, através da articulação desses três elementos – ampliação do sistema penal, liberalização econômica e estatização das políticas sociais.

     

     O crescimento do Estado penal acompanha, conforme o argumento de Wacquant, a tão aclamada retirada do Estado da economia, bem como a diminuição dos recursos destinados a programas sociais. E a articulação desses três elementos – ampliação do sistema penal, liberalização econômica e abandono ou redução das políticas sociais.

     

     

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-93132001000200015

     

     

     

    O PIOR ERRO É DESISTIR.