-
A) Spyware - recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação sem o conhecimento e consentimento do usuário.
Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certosdados confidenciaisdos usuários.
B) SPAM - enviar e postar publicidade em massa.
C) Botnet é uma coleção de programas conectados à Internet que comunicam-se com outros programas similares, a fim de executar tarefas. Os Botnets são explorados para vários fins, incluindo a de negação de serviço ataque, criação ou utilização indevida de relés de correio SMTP de spam, a fraude do clique e o roubo de números de série de aplicativos, financeira informações como números de cartão de crédito, entre outros.
D) Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.
E) Worm - é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, oworm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Umworm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
Avante!
-
FALOU EM MONITORAR OU ROUBAR INFORMAÇÕES ASSOCIE LOGO A SPYWARE E CORRA PARA O ABRAÇO.
GABARITO "A"
-
Existe também o "spyware" legalizado né? quando vc entra em sites populares, como o YouTube ja aparece uma penca de vídeos que foram escolhidos baseado no que vc assistiu. Estou certo?
-
Gabarito: A.
Um spyware é um termo que descreve uma grande gama de programas que monitoram os hábitos de acesso e navegação dos usuários.
Um spyware não é necessariamente um programa implantado ilegalmente. Algumas empresas usam spywares nos micros dos seus funcionários para saber exatamente o que os funcionários andam fazendo. Spyware transformam seu micro em uma "Casa do Big Brother", ou seja, dá para ver tudo que você faz no seu micro.
Abraços!!
-
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
http://cartilha.cert.br/malware/
-
Júlio Lopes, creio que nesse caso não seja spyware. Acho que o YouTube utiliza cookies, Inteligência Artificial e Big Data pra recomendar vídeos baseado no que você mais costuma assistir, curtir etc.
Spyware= espião
Gab. A
-
Worm (VERME) é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
O Cavalo de Tróia ou Trojan Horse é um tipo programa malicioso que podem entrar em um computador disfarçados como um programa comum e legítimo. Ele serve para possibilitar a abertura de uma porta de forma que usuários mal intencionados possam invadir seu PC.
Botnets: Como o próprio nome já deixa claro, as botnets são basicamente redes de computadores infectados por bots (robots) semelhantes; PARECEM ROBÔS. Para quem propaga esse tipo de ameaça, ter centenas de computadores ligados com bots sob o seu comando é a maneira mais eficaz de espalhar os perigos propostos pelo aplicativo, na tentativa de fraudar e enganar os usuários.
Spam: pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa" é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.
Spyware: Certo tipo de código malicioso é projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
RESPOSTA CORRETA: ITEM A
-
GABARITO A
Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.
Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.
Bons estudos.
-
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, mais especificamente quanto aos códigos maliciosos utilizados para monitorar a atividade do usuário, captar informações e enviá-las ao criminoso virtual.
A) Correta - O “Spyware” é um malware utilizado para espionar a atividade do usuário, através, por exemplo, das teclas pressionadas e pela visualização da tela do usuário, para conseguir acesso a senhas do usuário, aos hábitos de navegação, a informações confidenciais etc.
B) Incorreta – Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc. Vale destacar que o SPAM não está relacionado a um código malicioso (malware), como, por exemplo, o vírus, mas sim a uma prática.
C) Incorreta – “Botnet” é uma rede de computadores infectados utilizada para potencializar os comandos, como, por exemplo, um ataque DDoS, feito pelo malware “bot”.
D) Incorreta - O malware “Trojan" se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.
E) Incorreta - O malware “Worms” é um código malicioso que se auto envia e se auto replica pela rede sem a necessidade, ao contrário do vírus, da interação do usuário ou de um arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.
Gabarito – Alternativa A.