SóProvas


ID
1657480
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Sobre os tipos de pluviômetros e sensores de pressão instalados em estações automáticas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) No pluviômetro flutuador, a variação do nível de água é registrada em um recipiente apropriado por meio de um flutuador, ligado por uma haste diretamente ao mecanismo mecânico de registro.
( ) Os pluviômetros automáticos do tipo báscula são formados por um coletor que conduz a água da chuva para um sistema de báscula de volume conhecido. Quando essa báscula se enche, automaticamente ela vira, para esvaziar, e retorna para a posição original, iniciando-se o ciclo novamente. A cada virada da báscula, um imã passa em frente a um dispositivo que fecha um circuito, o qual emite um pulso elétrico ao datalogger. Cada pulso transmitido é convertido em altura pluviométrica, conforme o volume da báscula.
( ) O sensor de flutuador e contrapeso é um instrumento baseado em um flutuador preso a um cabo, geralmente de aço inoxidável, que passa sobre uma polia e tem na sua outra extremidade um contrapeso. O conjunto é colocado em um poço que se comunica com o corpo da água, ficando o flutuador na superfície, acompanhando a variação do nível da água nesse poço. Ao mover-se, o flutuador faz girar a polia, no eixo da qual é acoplado um mecanismo de armazenamento de dados que registra a variação de nível da água.
( ) O sensor por radar utiliza a tecnologia de radar para determinar o nível de água sem contato direto com o meio. Sua instalação é feita, geralmente, sob pontes ou em hastes por sobre o rio e, correndo, portanto, menor risco de perda durante eventos críticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Os pluviômetros automáticos do tipo báscula constituem, atualmente, o principal mecanismo de registro de pluviometria em estações automáticas. Este aparelho é formado, basicamente, por um coletor que conduz a água da chuva para um sistema de duas básculas de volume conhecido. Quando uma báscula se enche, automaticamente, ela vira para esvaziar e a outra báscula passa a coletar a água. As básculas são unidas por um eixo que contém um ímã acoplado. A cada virada das básculas esse imã passa em frente a um dispositivo que fecha um circuito que emite um pulso elétrico ao datalogger. Cada pulso transmitido é convertido em altura pluviométrica, conforme o volume da báscula.