SóProvas


ID
1658218
Banca
TRT 16R
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

Em relação ao conselho tutelar, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.

    A resposta certa seria a letra E...

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

  • Acabei notificando o erro em razão do comentário do Robson. Mas por desatenção, não notei que a questão pede a resposta INCORRETA. Então, a letra E está correta, não sendo o gabarito da questão.

  • A questão pede a alternativa incorreta, sendo assim, a alternativa C é a opção.

    Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)
  • Lembrando que a questão solicita a incorreta.

    A: CORRETA: Art. 131 O Conselho tutelar é órgão permanente e autônomo não jurisdicional (...) e art. 134 Lei Municipal disporá sobre local, dia e horário (...)B: CORRETA: C:INCORRETA: Art. 132 Em cada município  haverá, no mínimo, um conselho tutelar composto de 5 membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de 4 anos, permitida uma recondução.D: CORRETA: Art. 134 Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar.E: CORRETA: Art. 131 O Conselho tutelar é órgão permanente e autônomo não jurisdicional (...)
  • Gabarito errado.

    A resposta certa seria a letra E...

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)


  • do que vc ta falando Marcio??

    alternativa C e a assertiva da questão.

  • Gabarito letra c são 5 membros para mandato de 4 anos permitida 1 recondução 

  • Duas questões erradas A e C... 

    A - Não é órgão INTEGRANTE e SIM VINCULADO...

    C - São 5 conselheiros...

    Jesus onde vamos parar... o.O (Banca loka)

  • o conselho tutelar e formado por 5 membros.

  • Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

    Se é órgão integrante da Administração pública local é órgão integrante do Poder Executivo, assim letra A correta

  • Talita Carlos, o artigo 132, ECA, é claro ao determinar que o Conselho Tutelar é órgão INTEGRANTE da administração pública local.

  • Em relação ao conselho tutelar, assinale a alternativa INCORRETA:

     a)Trata-se de órgão integrante do poder executivo municipal - sem natureza jurisdicional.

    Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 anos, permitida 1 recondução, mediante novo processo de escolha.             (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

    Art. 131. O Conselho Tutelar é ÓRGÃO permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

     

     b)Não se pode confundir conselho tutelar com os conselhos de direitos da criança e do adolescente.

    Os conselhos de direitos da criança e do adolescente não se confundem com o conselho tutelar. Os conselhos de direitos da criança atua na elaboração e no controle da execução das políticas públicas sociais que asseguram os direitos de crianças e adolescentes, enquanto o Conselho Tutelar atua no atendimento a cada caso concreto de ameaça ou violação desses direitos, sendo exclusivamente de âmbito municipal. 

    Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente existem nas esferas nacional, estadual e municipal.

    Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente têm composição paritária entre governo e sociedade civil.O conselho tutelar é composto apenas por membros da sociedade.

     

     c)O conselho tutelar é formado por 3 membros, escolhidos pela própria sociedade para mandato de 2 anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha. 

    -> Resposta correta (alternativa que possui erro - pede a errada).

    Art. 132.  Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 anos, permitida 1 recondução, mediante novo processo de escolha. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

     

     d)Compete à lei orçamentária municipal (ou distrital) prever recursos para manutenção do órgão.

    Art. 134. Parágrafo único.  Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

     

     e)O conselho tutelar é um órgão autônomo e permanente, não jurisdicional.

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

  • ATENÇÃO: ALTERAÇÃO DO ART. 132 DO ECA EM 2019 - agora é possível a recondução mediante novos processos de escolha (não limita a uma recondução):

    Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha.

  • INCORRETA A "C", MAS ATENÇÃO!!! Houve alteração do artigo 132 do ECA em 2019, o qual passou a não limitar o número de reconduções: Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item incorreto, no tocante ao Conselho Tutelar. Vejamos:

    a) Trata-se de órgão integrante do poder executivo municipal - sem natureza jurisdicional.

    Correto. Aplicação do art. 131, ECA: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    b) Não se pode confundir conselho tutelar com os conselhos de direitos da criança e do adolescente.

    Correto. O CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), além de outras competências, visa auxiliar para a definição de políticas no tocante à infância e adolescência.

    c) O conselho tutelar é formado por 3 membros, escolhidos pela própria sociedade para mandato de 2 anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.

    Errado e, portanto, gabarito da questão. Na verdade, o Conselho Tutelar é formado por 5 membros, com mandato de 4 anos, permitida a recondução (e não somente uma), mediante novo processo de escolha. Inteligência do art. 132, ECA: Art. 132. Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida recondução por novos processos de escolha. 

    d) Compete à lei orçamentária municipal (ou distrital) prever recursos para manutenção do órgão.

    Correto. Aplicação do art. 134, parágrafo único, ECA: Art. 134, Parágrafo único. Constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal previsão dos recursos necessários ao funcionamento do Conselho Tutelar e à remuneração e formação continuada dos conselheiros tutelares.

    e) O conselho tutelar é um órgão autônomo e permanente, não jurisdicional.

    Correto. Aplicação do art. 131, ECA: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

    Gabarito: C