QUESTÃO B) Os membros do Conselho de Administração são eleitos pelos sócios, justamente por ser este órgão responsável por representá-los. Sua função é proteger o patrimônio da sociedade e os interesses desta, além de ter a responsabilidade de maximização do retorno dos capitais investidos pelos acionistas/sócios. Ele fiscaliza a diretoria. O Conselho de Administração é um órgão da administração da sociedade que participa das deliberações, em conjunto com a diretoria, fica encarregado também da gestão da companhia, ou seja, de “tocar” a empresa.
O Conselho de Administração é o elo entre os sócios/acionistas da sociedade e a diretoria, buscando sempre a manutenção dos interesses dos sócios e, principalmente, a manutenção do interesse da própria sociedade. Ele define e emite expectativas de resultados para a diretoria executiva; avalia, homologa e monitora a estratégia de negócios; acompanha a gestão de riscos corporativos.
Por isso, não é totalmente isento para não influenciar uma auditoria interna, que procura primordialmente verificar o cumprimento e a observância de normas e procedimentos implantados pela empresa ou pelos órgãos reguladores.