SóProvas


ID
1660192
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara Municipal de Sooretama - ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
História

O governo provisório de Kosovo declarou‐se, unilateralmente, independente da Sérvia, em 17 de fevereiro de 2008, sendo reconhecido no dia seguinte pelos Estados Unidos e por alguns países europeus, como França e Alemanha. Contudo, o país ainda é reivindicado pela Sérvia e não recebeu o reconhecimento de outros países, como a Federação Russa e a Espanha, que também enfrentam movimentos separatistas em seus próprios territórios. É correto afirmar que a questão da independência do Kosovo está inserida em um conflito geopolítico maior denominado questão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C.

    Iugoslávia



  • Kosovo luta pela independência política em relação à Iugoslávia. Atualmente está sendo administrada pela ONU com presença das tropas da OTAN e Rússia.

  • A questão iugoslava se desenvolve a partir do fim da URSS, em 1991, com o início da desintegração da Iugoslávia. No começo, agravaram-se as divergências entre Sérvia e as demais repúblicas. O presidente Slobodan Milosevic rejeita as declarações de independência da Eslovênia e da Croácia. O exército iugoslavo, controlado pelos sérvios, invade brevemente a Eslovênia e ocupa um terço do território croata, iniciando uma guerra que irá se estender até 1995. A Iugoslávia também fornecerá apoio financeiro e militar às milícias sérvias na Guerra da Bósnia, entre 1992 a 1995. Posteriormente, a guerra civil irá se estender a regiões ocupadas pelos albaneses. Em 1998, por exemplo, explodem os conflitos no Kosovo. A guerra só chegará ao fim em 2001, após a queda de Milosevic e o fim do conflito na Macedônia.


      A resposta correta é a letra C. 


  • O Kosovo é um país de reconhecimento limitado localizado na península dos Bálcãs, na região da antiga Iugoslávia.