SóProvas


ID
1660513
Banca
Quadrix
Órgão
COBRA Tecnologia S/A (BB)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dados de entrada são fornecidos, o teste é executado e o resultado obtido é comparado a um resultado esperado previamente conhecido. Haverá sucesso no teste, se o resultado obtido for igual ao resultado esperado. Interessa a função executada, e não a característica interna do componente. O componente de software a ser testado pode ser um método, uma função interna, um programa, um componente, um conjunto de programas e/ou componentes ou mesmo uma funcionalidade. Trata-se de um teste:

Alternativas
Comentários
  • TESTE DE CAIXA PRETA (TESTE FUNCIONAL)(BLACK BOX):
    Concentram-se nos requisitos funcionais do software, nesta metodologia, os casos de testes são gerados sem o conhecimento da estrutura interna do programa. Apenas o conhecimento das entradas e saídas possíveis para o programa é necessário. Ou seja, esse teste possibilita que o engenheiro de software derive de condições de entrada que exercitem completamente todos os requisitos funcionais para um programa. O teste de caixa preta não é uma alternativa para o teste de caixa branca. Ao contrário, trata-se de uma abordagem complementar que tem a probabilidade de descobrir uma classe de erros daquela dos métodos de caixa branca.

  • Caixa-Branca: Analisa os caminhos lógicos possíveis de serem executados. É necessário ter conhecimento sobre o funcionamento interno dos componentes. Busca garantir que todos os caminhos independentes de um módulo sejam executados pelo menos uma vez. Principais técnicas: Testes de Caminho Básico; Estruturas de Controle; Complexidade Ciclomática.

    Caixa-Preta: Baseia-se em pré-condições e pós-condições (Entradas e Saídas). Ignora detalhes da implementação, deriva casos de teste a partir da especificação de requisitos. Foca nas saídas geradas em resposta a entradas escolhidas e condições especificadas. Principais técnicas: Baseado em grafos; Particionamento de equivalências; Análise de valor limite; Matriz ortogonal.

    Gabarito: Alternativa B

  • Teste de caixa preta

    - Usa a especificação de um sistema para identificar as partições de equivalência.

    - Não é preciso de nenhum conhecimento de como funciona o sistema.

    - Também chamado de teste comportamental, focaliza os requisitos funcionais do software.

    - O teste caixa-preta não é uma alternativa as técnicas caixa-branca, e sim uma abordagem complementar, com possibilidade de descobrir uma classe de erros diferente daquela obtida com métodos de caixa-branca.

    - O teste de caixa-preta tende a ser aplicado em estágios posteriores do teste.

    Teste de caixa branca

    - Também chamado de teste da caixa-de-vidro, é uma filosofia do projeto de casos de teste que usa a estrutura de controle descrita como parte do projeto no nível de componentes para derivar casos de teste.

    Pode-se olhar o código do programa para encontrar outros testes possíveis.

    Serve como complemento aos os testes de caixa-preta.

    - Fundamenta-se em um exame rigoroso do detalhe procedimental.

    - Os caminhos lógicos do software e as colaborações entre componentes são testados exercitando conjuntos específicos de condições e/ou ciclos;

    - Trata-se de uma visão interna de um produto.

    - É executado antecipadamente no processo de teste;

    Alternativa: B