GABARITO D
Capítulo CXLVIII
E bem, e o resto?
Agora, porque é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é este propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: «Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti.» Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
E bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me...A terra lhes seja leve! Vamos à História dos subúrbios.
GAB D
Todas as obras são de Machado de Assis
Memórias Póstumas de Brás Cubas. ( Defunto que narra sua própria morte e faz criticas sociais)
Memorial de Aires ( Narra dois anos de sua vida como um diplomata aposentado sexagenário vivendo no Rio de Janeiro)
Helena (Personagem protagonista. É sensível e inteligente, arma para que seu suposto irmão se case com Eugênia, mesmo sendo apaixonada por ele)
Dom Casmurro (suspeita de Bentinho da traição de sua amada Capitu com o amigo Escobar.)