SóProvas


ID
166150
Banca
ESAF
Órgão
MPU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O padrão de interligação de redes mais popular é o TCP/IP. Essa família de protocolos é a base da Internet, que conecta milhares de computadores, e o seu objetivo é simplificar o padrão de interligação, dividindo hierarquicamente as responsabilidades entre camadas, com cada camada oferecendo serviços necessários à camada acima dela. Com relação às características dessa divisão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pode ser traduzido como "portão de entrada". O gateway pode ser um PC com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, utilizado para unir duas redes. Existem vários usos possíveis, desde interligar duas redes que utilizam protocolos diferentes, até compartilhar a conexão com a Internet entre várias estações. O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente. A estação enviará ao gateway qualquer requisição de endereço que não faça parte da rede local. Se, por exemplo você tiver uma rede com 3 micros, configurados com os endereços 192.168.0.1, 192.168.0.2 e 192.168.0.3, qualquer endereço fora do escopo 192.168.0.x será enviado ao gateway, que se encarregará de acessá-lo na outra rede, ou na Internet e entregar o resultado à estação. Quando você se conecta à internet através de um provedor de acesso qualquer, você recebe apenas um endereço IP válido. A princípio, isso permitiria que apenas um micro acessasse a web, mas é possível compartilhar a conexão entre vários micros via NAT, opção disponível tanto no Windows quanto no Linux. Quando você compartilha a conexão entre vários micros, apenas o servidor que está compartilhando a conexão possui um endereço IP válido, só ele "existe" na internet. Todos os demais acessam através dele. O default gateway ou gateway padrão é justamente o micro da rede que tem a conexão, é ele que os outros consultarão quando precisarem acessar qualquer coisa na internet. Por exemplo, se você montar uma rede doméstica com 4 PCs, usando os endereços IP 192.168.0.1, 192.168.0.2, 192.168.0.3 e 192.168.0.4, e o PC 192.168.0.1 estiver compartilhando o acesso à internet, as outras três estações deverão ser configuradas para utilizar o endereço 192.168.0.1 como gateway padrão.

  • Gateway, ou porta de ligação, é uma máquina  intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos. Exemplos de gateway podem ser os routers (ou roteadores) e firewalls, já que ambos servem de intermediários entre o utilizador e a rede. Um proxy também pode ser interpretado como um gateway (embora em outro nível, aquele da camada em que opera), já que serve de intermediário também.

    Depreende-se assim que o gateway tenha acesso ao exterior por meio de linhas de transmissão de maior débito, para que não constitua um estrangulamento entre a rede exterior e a rede local. E, neste ponto de vista, estará dotado também de medidas de segurança contra invasões externas, como a utilização de protocolos codificados.

    Cabe igualmente ao gateway traduzir e adaptar os pacotes originários da rede local para que estes possam atingir o destinatário, mas também traduzir as respostas e devolvê-las ao par local da comunicação. Assim, é freqüente a utilização de protocolos de tradução de endereços, como o NAT — que é uma das implementações de gateway mais simples.

    Note-se, porém, que o gateway opera em camadas baixas do Modelo OSI e que não pode, por isso, interpretar os dados entre aplicações (camadas superiores). No entanto, por meio do uso de heurísticas e outros métodos de detecção de ataques, o gateway pode incorporar alguns mecanismos de defesa. Esta funcionalidade pode ser complementada com um firewall.

  • Em informática, o broadcast é utilizado em hubs (concentradores) ligados em redes LAN,MAN, WAN e TAN.

    Em Redes de computadores, um endereço de broadcast é um endereço IP (e o seu endereço é sempre o último possível na rede) que permite que a informação seja enviada para todas as maquinas de uma LAN, MAN, WAN e TANS, redes de computadores e sub-redes. A RFC (Request for comments), RFC 919 é a RFC padrão que trata deste assunto.

    Uma de suas aplicações é no controle de tráfego de dados de várias redes, quando uma máquina (computador) ligada à rede envia informações para o hub, e se o mesmo estiver ocupado transmitindo outras informações, o pacote de dados é retornado a máquina requisitante com um pedido de espera, até que ele termine a operação. Esta mesma informação é enviada a todas as máquinas interligadas a este hub e aceita somente por um computador pré-endereçado, os demais ecos retornam ao hub, e à máquina geradora do pedido (caracterizando redundância)..Se caso ele for feed,caracteriza-se como"gg" e "rmk".

  • Roteador (estrangeirismo do inglês router, ou encaminhador) é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.

    Roteadores são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é selecionar a rota mais apropriada para encaminhar os pacotes recebidos. Ou seja, escolher o melhor caminho disponível na rede para um determinado destino.

  • a) o roteador está na camada de rede(usa o protocolo IP desta camada) e também é responsável pela tradução de IP ou nome do host em seu MAC

    b) gateway não trabalha na camada física

    c) hub opera na camada física

    d) a placa de rede está na camada física

    e) a camada de transporte trabalha com segmentos não com bits

  • a) certo - Os roteadores são mais eficientes que os hubs e switchs pois executam as mesmas tarefas além de ser capaz de informar a melhor rota para a transferências dos pacotes fragmentados de informação. Por ser capaz de traçar uma rota, trabalha na camada REDEdo modelo OSI e se utiliza do protocolo IP   convertendo-os em endereços fisicos e vice-e-versa. Endereços físicos são os MAC`s que é individual a cada componente físico de rede não havendo outro identico.

    b)O Getway(dispositivo usado para interconectar duas redes totalmente distintas, geralmente usado para conectar WAN`s e LAN`s) poderá operar em qualquer camada porém é mais comum nas camadas Transporte até a de Aplicação.

    c)Um Hub é um componente passivo da rede e central que opera na camada física pois trabalha com sinais brutos de Rede. Controla os sistemas de hardwere e meios físicos que compõem a rede.

    d)Placa de rede opera na camada física e é um drive essencial para a conexão com a internet, possui um endereço MAC gravado na memória ROM da placa que é seu endereço físico que não pode ser alterado. Trabalha com os sinais brutos da rede.

    e)Ethernet não é protocolo, é um padrão de arquitetura físico. E na camada Transporte o fluxo de bytes se dá pela fragmentação das mensagens em DATAGRAMAS onde se enquadram os protocolos de internet como o UDP e o TCP.



  • http://aprendendoodireito.blogspot.com.br/
  • Para responder esta questão é necessário compreender o funcionamento básico dos protocolos:

    Protocolos são os programas que definem o padrão de acesso das redes, para que seja possível compreender "é a lingua que as máquinas usam para conversar que já vem junto, instaladas com o sistema operacional. Ex: junto com o W8". 

    No funcionamento básico temos a presença de 5 camadas de funcionamento: (vou colocar exemplos ao lado dos protocolos para que seja possível entender o que cada um faz)

    Aplicação - o homem interagindo com a máquina. Utiliza os protocolos HTTP E HTTPS para ver páginas; POP, IMAP, SMTP para ver e-mails; IRC para conversar online entre outros;

    Transporte - pega a mensagem e quebra em pedaços menores (pacotes sequenciados) TCP e UDP;

    Rede - Endereça: IP; Transforma de lógico para físico: ARP e de físico para lógico: RARP e vai rotear: RIP e OSPF. O roteador está nesta camada;

    Enlace: Swite

    Física: Placa de rede, hub, conector. O modelo TCP/IP deixa a cargo do IEEE Instituto que regula os padrões de acesso a rede. Não define protocolos diretamente para eles.

    Acrescento que a máquina tem endereço físico ou também chamado de endereço MAC (nº de série da placa de rede) e endereço lógico, também chamado de endereço IP.

  • Excelente comentário Cris, obrigada

  • Não sabia nem pra onde correr nessa questão!

  • *SWITH: camada de Enlace

     

    *REPETIDOR: camada Física

     

    *ROTEADOR: camada de Rede

     

    *PONTE (BRIDGE): camada de Enlace

     

    *HUB: camada Física

     

    OBS:

    Reparem que todos esses hardwares estão apenas nas primeiras 3 camadas do modelo híbrido ( ENLACE, FÍSICA E REDE), portanto já podemos eliminar sempre 2 camadas nas questões ( TRANSPORTE E DE APLICAÇÃO)

     

    GABARITO: A

  • ✅Gabarito Letra B.

    Os roteadores utilizam o protocolo IP na camada de rede e são responsáveis por converter os endereços lógicos de rede e nomes em seus endereços físicos, como por exemplo o nome do computador em seu endereço MAC.