SóProvas


ID
1661869
Banca
FCC
Órgão
DPE-MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990

O Estatuto da Criança e do Adolescente, com relação ao Conselho Tutelar, no que diz respeito ao processo de escolha dos Conselheiros, suas atribuições, direitos sociais e poder de requisição, prevê que

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    De acordo com o art. 136, IX, do ECA - compete ao Conselho Tutelar a atribuição de assessorar o Poder Executivo local na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos de crianças e adolescentes.
  • A - CERTA

    B - Pelo MP

    C - São atribuições do Juiz

    D - Somente protetiva, salvo as que empliquem em contraditório e ampla defesa...

    E - Não temdireito até o transito em jugado da ação condenatória

  • A - CERTO

    Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

    (...)

    IX - assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;


    B - ERRADO

    Art. 139. O processo para a escolha dos membros do Conselho Tutelar será estabelecido em lei municipal e realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a fiscalização do Ministério Público


    C - ERRADO

    Art. 101.

    (...)

    § 2o  Sem prejuízo da tomada de medidas emergenciais para proteção de vítimas de violência ou abuso sexual e das providências a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar é de competência exclusiva da autoridade judiciária e importará na deflagração, a pedido do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsável legal o exercício do contraditório e da ampla defesa. 


    E - ERRADO


    Art. 135. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de idoneidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo. (Revogado)


    Art. 135.  O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral. (Redação dada pela Lei nº 12.696, de 2012)

  • Complementando o comentário de Diego Carvalho:

    Letra D - ERRADA, uma vez que as sete medidas previstas são protetivas:

    Art. 136. São atribuições do Conselho Tutelar:

            I - atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;

    Art. 101. Verificada qualquer das hipóteses previstas no art. 98, a autoridade competente poderá determinar, dentre outras, as seguintes medidas:

            I - encaminhamento aos pais ou responsável, mediante termo de responsabilidade;

            II - orientação, apoio e acompanhamento temporários;

            III - matrícula e freqüência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;

            IV - inclusão em programa comunitário ou oficial de auxílio à família, à criança e ao adolescente;

            V - requisição de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico, em regime hospitalar ou ambulatorial;

            VI - inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;

            VII - acolhimento institucional;

  • LETRA D - ERRADA

    ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO TUTELAR: atender crianças e adolescentes em situação de risco com possibilidade de aplicação de medidas de proteção, exceto colocação em família substituta (não pode aplicar medidas socioeducativas) e acolhimento familiar. 

  • Amigos, as medidas socioeducativas somente são aplicadas pela autoridade judicial competente, porque existe reserva de jurisdição.

     

    O Conselho Tutelar é um órgão com atribuição de fiscalização dos direitos das crianças e adolescentes. Desse modo, o conselheiro toma conhecimento das situações e comunica ao Ministério Público p/ pleitear providências judiciais.

     

    Além disso, o Conselheiro Tutelar somente poderá aplicar as medidas protetivas expressamente autorizadas pela lei.

     

    Vida longa à república e à democracia, C.H.