SóProvas


ID
1661974
Banca
AOCP
Órgão
TRE-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Eleitoral
Assuntos

Qual das disposições penais a seguir constitui crime eleitoral somente no dia da eleição? 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D


    Código Eleitoral

    Art. 302. Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo


    Os demais são crimes eleitorais, porém cometidos antes da eleição.

  • LETRA D CORRETA

    Art. 302. Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo

  • Analisando a questão:

    A resposta para a questão está no artigo 302 do Código Eleitoral:

    Art. 302. Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo: (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 1.064, de 24.10.1969)

    Pena - reclusão de quatro (4) a seis (6) anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa. (Redação dada pelo Decreto-Lei nº 1.064, de 24.10.1969)

    Outro crime que só pode ocorrer no dia da eleição é o previsto no artigo 304 do Código Eleitoral, mas não está no rol das alternativas da questão:

    Art. 304. Ocultar, sonegar açambarcar ou recusar no dia da eleição o fornecimento, normalmente a todos, de utilidades, alimentação e meios de transporte, ou conceder exclusividade dos mesmos a determinado partido ou candidato:

    Pena - pagamento de 250 a 300 dias-multa.


    RESPOSTA: ALTERNATIVA D.
  • Questão confusa pois diz SOMENTE no dia da eleição. Transporte de Eleitores, segundo a Lei 6091, é proibido desde o dia ANTERIOR até o dia seguinte, sendo assim, não é somente no dia da eleição. O artigo do CE é claro, porém, não é exclusivo ao dia do pleito como menciona o enunciado da questão.

  • GABARITO - D

    MENOS ERRADA , VEJA :

     

    A) RETER TITULO ELEITORAL (É CRIME ART.295 C.E.) PORÉM , NÃO SÓ NO DIA DA ELEIÇÃO

     

    B) COMPRAR VOTO (É CRIME ART.299 C.E.) NÃO PRECISA SER NO DIA DA ELEIÇÃO PRA SER CRIME !

     

    C) DIVULGAR FATO INVERÍDICO DE CANDIDATO (É CRIME ART.323 C.E.) EM NENHUM MOMENTO DIVULGAR FATOS FALSOS PODE!

     

    D) Promover, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto, a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo. ATÉ AQUI , OK! (É CRIME ART.302 C.E.)  SE É NO EXERCÍCIO DO VOTO SÓ PODE SER EXCLUSIVAMENTE NO DIA DA ELEIÇÃO NÉ !? PORÉM  "fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo" A LEI 6091/74 ART.5 NENHUM VEICULO OU EMBARCAÇÃO PODERÁ DESDE O DIA ANTERIOR ATÉ O DIA POSTERIOR A ELEIÇÃO (...) , OU SEJA , NÃO É EXCLUSIVA NO DIA DA ELEIÇÃO. QUAL A MENOS ERRADA ???? "D" COM CERTEZA

     

    E) INCREVER ELEITOR EM + DE 1 PARTIDO (É CRIME ART.320 C.E.) DESDE QND INSCRIÇÃO DE ELEITOR SÓ PODE EM DIA DE ELEIÇÃO???

  • KKKKKKKKK

  • Tipo de questão que emburrece a gente. Conforme os colega mencionaram, a lei 6091 proibe a referida conduta desde o dia anterior até o dia subsequente ao pleito.  Acertei por eliminação, mas confesso que criou uma certa confusão mental.. kkkk

  • Não zere, candidato!

  • Lei 6091/74 - Dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes nas zonas rurais, e dá outras providências: 

      Art. 5º Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:

                   I - a serviço da Justiça Eleitoral;

                   II - coletivos de linhas regulares e não fretados;

                   III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família;

    IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.

     Art. 10. É vedado aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte ou refeições aos eleitores da zona urbana

    Art. 11. Constitui crime eleitoral: 

    III - descumprir a proibição dos artigos 5º, 8º e 10º;

    Pena - reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa (art. 302 do Código Eleitoral);

     

    Ac.-TSE nºs 21401/2004 e 4723/2004: a Lei nº 6.091/1974, art. 11, III, revogou a parte final deste artigo – inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo – por considerar como crime o descumprimento do art. 5º daquela lei, dilatando o período de proibição de transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição.

    Obs: Ac.-TSE, de 20.3.2012, no HC nº 70543: o tipo deste artigo não alcança o transporte de cidadãos no dia da realização de plebiscito.

    A questao fala em "somente" no dia da eleiçao, portanto a opçao D nao se enquadra segundo as decisoes acima. A questao deveria ser anulada.

    Respira fundo e segue em frente!!!!!!!!!!

  • Questão fácil. Porém, poxa, essa professora, c todo respeito, é péssima.