SóProvas


ID
1662637
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A situação a seguir que NÃO descreve corretamente uma estática comparativa envolvendo a identidade macroeconômica correspondente é:

Alternativas
Comentários
  • NÃO descreve corretamente: D


    A) RNB= PIB + RLRE


    B) isso ocorre pois o PNB= PIB + RLRE . O PIB é a soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo nesse cálculo empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Um aumento da produção de bens e serviços feitos a partir de fatores de produção nacionais o eleva, portanto, aumenta o PNB


    C) Esse aumento salarial eleva o PIB pm(a preço de mercado), que mais impostos indiretos e menos subsídios vira PIBcf(a custo de fator) =>  PIBpm = PIBcf + II - S e menos a depreciação => PILcf = PIBpm - II + S - D


    D) PIBpm = PIBcf + II - S , ou seja, eleva o PIB a preço de mercado


    E) a depreciação(D) é um fator decisivo entre o PNB e a RNL ou PNL, o seu aumento reduz esses indicadores(aquí se é a cf ou pm não influencia na resposta com as informações dadas)

         PNB= PNL + D

  • A) Correto. A Renda Nacional Bruta refere-se a renda cuja a propriedade é dos residentes do país, independente de essa renda ter sido gerada em outro país. Quando estamos nos referindo à Renda Nacional, estamos excluindo a Renda Líquida Enviada ao Exterior - RLEE, assim a Renda Nacional representa a diferença entre a Renda Interna e a Renda Líquida Enviada ao Exterior (RNB = RIB –RLEE). Se houver um aumento da remessa de dinheiro de residentes fora do Brasil para residentes de dentro do Brasil eleva a Renda Nacional Bruta, devido à redução da Renda Líquida Enviada ao Exterior - RLEE.

    B) Correto. O Produto Nacional corresponde à produção cuja renda é de propriedade dos residentes do país, independentemente de essa renda ter sido gerada em outro país.

    C) Correto. Segundo o Manual de Macroeconomia, o Excedente Operacional Bruto (EOB) é definido como a diferença entre o Produto Interno Bruto a custos de fatores - PIBcf menos o total de salários - w, matematicamente: EOB = PIBcf – w, rearranjado os termos, temos: PIBcf = EOB + w, como houve um aumento da soma dos salários com o excedente operacional bruto, então PIBcf  é maior .

    D) Errado. Como o produto a preços de mercado (PIBpm) é dado pelo produto a custo de fatores (PIB cf) mais impostos indiretos menos subsídios, matematicamente: PIBpm = PIBcf + impostos indiretos -subsídio, então um aumento dos impostos indiretos conjuntamente com uma redução dos subsídios aumenta o PIBpm, no entanto nada acontece com o produto a custo de fatores, PIB cf.

    E) Correto. A Renda Nacional Líquida, assim como o Produto Nacional Líquido a custos de fatores excluem a depreciação, assim um aumento da depreciação reduzirá tanto a Renda Nacional Líquida, quanto o Produto Nacional Líquido a custos de fatores.

    Gabarito: Letra "D".

  • Alternativa "d" é a que possui incorreção, pois a diferença entre o PIB a preços de mercado e PIB a custo de fatores é justamente os Impostos Indiretos e os Subsidios. O PIB a custo de fatores não considera os Impostos Indiretos nem os Subsidios, então se estes sofrerem alteração no valor não fará diferença no PIB a custo de fatores, afetará apenas o PIB a preços de mercado.

    PIB a preços de mercado = PIB a custo de fatores + (Impostos Indiretos - Subsidios) 

  • a) Se a remessa ocorre entre nacionais, independentemente de onde residam, a RNB não se altera.  

              Ex: nacional residente fora do brasil para nacional residente no Brasil. (falso)