SóProvas


ID
1662676
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria do consumidor, à elasticidade-preço e à elasticidade-renda, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A elasticidade-preço da demanda é definida como a variação percentual na quantidade dividida pela variação percentual no preço, ou seja, mede como a quantidade demandada muda com uma variação no preço.

( ) Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda menor do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda elástica.

( ) A elasticidade-renda da demanda descreve como a quantidade demandada reage a variações na renda.

( ) Um bem é dito normal quando o aumento da renda provoca uma redução da sua quantidade demandada.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • I) A elasticidade-preço da demanda é definida como a variação percentual na quantidade dividida pela variação percentual no preço, ou seja, mede como a quantidade demandada muda com uma variação no preço. CORRETO

    II) Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda menor do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda elástica. INCORRETO (ELASTICIDADE MENOR QUE 1 = INELÁSTICA)

    III) A elasticidade-renda da demanda descreve como a quantidade demandada reage a variações na renda. CORRETO
    IV) Um bem é dito normal quando o aumento da renda provoca uma redução da sua quantidade demandada. INCORRETO (DEFINIÇÃO DE UM BEM INFERIOR)
  • I (V) - "A elasticidade-preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada reage a uma mudança no preço." (MANKIW, p.88)


    II (F) - Elasticidade = 0, demanda perfeitamente inelástica;
      Elasticidade < 1, demanda inelástica;  Elasticidade = 1, demanda com elasticidade unitária;
      Elasticidade > 1, demanda elástica; e
      Elasticidade infinita, demanda perfeitamente elástica. (MANKIW, p.91)



    III (V) - "A elasticidade-renda da demanda mede o quanto a quantidade demandada varia  conforme a renda do consumidor varia." [ Elasticidade-renda da demanda = ∆% na Quantidade Demandada / ∆% da renda ] (MANKIW, p.95)


    IV (F) - Um bem normal é um "bem para o qual, tudo o mais mantido constante, um aumento na renda leva a um aumento da demanda". (MANKIW, p.68)

  • A fim de encontrar a resposta correta, iremos analisar todas as sequências propostas pela questão:

    (Correto). Exatamente a definição do livro ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, qual seja, a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual no preço do bem, coeteris paribus. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores, quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço.

    (Falso). Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda MAIOR do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda ELÁSTICA. Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda MENOR do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda INELÁSTICA

    (Correto). Exatamente a definição do livro ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, qual seja, a elasticidade de renda da demanda é obtida pela variação percentual da quantidade demandada, dada uma variação percentual da renda do consumidor, coeteris paribus.

    (Falso). Um bem é dito normal quando o AUMENTO da renda provoca uma AUMENTO da sua quantidade demandada.

    Segundo o livro de ECONOMIA MICRO e MACRO, de Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos, temos os seguintes tipos de bens:

    Bem superior ou bem de luxo - dada uma variação da renda, o consumo varia mais que proporcionalmente, elasticidade renda da demanda maior que 1,

    Bem normal - o consumo aumenta quando a renda aumenta; elasticidade renda maior que 0;

    Bem inferior - a demanda cai quando a renda aumenta, elasticidade renda da demanda menor que 0;

    Bem de consumo saciado - variações na renda não alteram o consumo do bem, elasticidade renda da demanda igual a zero.


    Gabarito: Letra “E"
  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    ( ) A elasticidade-preço da demanda é definida como a variação percentual na quantidade dividida pela variação percentual no preço, ou seja, mede como a quantidade demandada muda com uma variação no preço.

    É exatamente assim que calculamos a elasticidade-preço da demanda, não é mesmo? Apenas lembrando:

    Elasticidade-renda da demanda = Variação % da quantidade demandada / Variação % da renda

    Então, essa afirmação é verdadeira, e podemos eliminar a alternativa “a”.

    =================

    ( ) Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda menor do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda elástica.

    Se a elasticidade-preço da demanda for menor do que 1, significa que uma variação no preço resultará em uma variação menor proporcionalmente na demanda. Então, o que teremos será uma demanda inelástica. Afirmativa falsa. Pode eliminar a alternativa “b”, também.

    =================

    ( ) A elasticidade-renda da demanda descreve como a quantidade demandada reage a variações na renda.

    Perfeito, é isso mesmo que a elasticidade-renda da demanda nos diz: quanto varia a quantidade demandada diante de variações na renda. Eliminamos assim a alternativa “c”.

    =================

    ( ) Um bem é dito normal quando o aumento da renda provoca uma redução da sua quantidade demandada.

    Errado! Se a renda aumentar e a quantidade demandada diminuir, teremos um bem inferior, que possui elasticidade-renda da demanda negativa. Finalmente eliminamos a alternativa “d”, e só nos resta a “e”.

  • FGV fez uma escadinha nas alternativas, vai eliminando uma por uma, assim que sabemos que a alternativa está certa nessa banca do capiroto...

    A) V. Elasticidade-renda da demanda = Variação % da quantidade demandada / Variação % da renda;

    B) F. Definiu demanda inelástica. Se a elasticidade-preço da demanda for menor do que 1, significa que uma variação no preço resultará em uma variação menor proporcionalmente na demanda;

    C) V.

    D) F. Se a renda aumentar e a quantidade demandada diminuir, trata-se de um bem inferior, que possui elasticidade-renda da demanda negativa.

    GAB: E.

  • Se um bem tiver elasticidade-preço da demanda menor do que 1(um) em valor absoluto, dizemos que ele tem uma demanda inelástica.

    Um bem é dito normal quando o aumento da renda provoca um aumento da sua quantidade demandada.

    ---

    as demais estão corretas.