SóProvas


ID
1662733
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Lei n. 11.638/2007 incluiu a Demonstração do Valor Adicional (DVA) como uma das demonstrações financeiras que devem ser publicadas pelas companhias, com base na escrituração mercantil.
Analise as seguintes disposições dessa Lei em relação ao conteúdo e à obrigatoriedade de publicação da DVA.

I. Sua publicação é obrigatória apenas para as companhias com capital aberto e deve exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia.
II. Assim como as demais demonstrações exigidas pela Lei n. 6.404/1976, deve apresentar os valores correspondentes ao exercício anterior.
III. A riqueza gerada pela companhia precisa ser distribuída entre os seguintes elementos: empregados, financiadores, acionistas e governo.

A partir desta análise, tomando-se por base os preceitos da Lei n. 6.404/1976 e da Lei n. 11.638/2007, estão CORRETAS as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    I - CERTO: Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício
    V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado

    II - CERTO: Art. 176 § 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior

    III - CPC 09 6. A distribuição da riqueza criada deve ser detalhada, minimamente, da seguinte forma:

    (a) pessoal e encargos;

    (b) impostos, taxas e contribuições;

    (c) juros e aluguéis;

    (d) juros sobre o capital próprio (JCP) e dividendos;

    (e) lucros retidos/prejuízos do exercício


    bons estudos
  • Gabarito letra D

    Eu entraria com recurso para essa questão uma vez que na norma consta tudo o que foi citado no item III - 

    DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA

    A segunda parte da DVA deve apresentar de forma detalhada como a riqueza obtida pela entidade foi distribuída. Os principais componentes dessa distribuição estão apresentados a seguir:

    Empregados - PESSOAL - valores  apropriados ao custo e ao resultado do exercício na forma de:

    .Remuneração direta – representada pelos valores relativos a salários, 13º salário, honorários etc.  Benefícios  -representados pelos valores relativos a assistência médica, alimentação, etc.

    .FGTS  - representado pelos  valores depositados em conta vinculada dos empregados.

    Governo . Impostos, taxas e contribuições – Valores relativos ao imposto de renda, contribuição social sobre o lucro, contribuição ao INSS  que sejam ônus do empregador, bem como os demais impostos e contribuições  a que a empresa esteja sujeita..Federais -  inclui os tributos devidos à União, inclusive  aqueles que são repassados no todo ou em parte aos Estados, Municípios, Autarquias etc., tais como;  IRPJ, CSSL,  IPI, CIDE, PIS , COFINS. Inclui também a contribuição sindical patronal.

    . Estaduais - inclui os tributos devidos aos Estados, inclusive aqueles que são repassados o todo ou em parte aos Municípios , Autarquias etc.,, tais como  ICMS e o IPVA.

    . Municipais  - inclui os tributos devidos aos Municípios, inclusive aqueles que são repassados no todo ou em parte às Autarquias, ou quaisquer outras entidades, tais como o ISS e o IPTU.

    Financiadores - Remuneração  de  capitais de terceiros – valores pagos ou creditados aos financiadores externos de capital.

    . Juros - inclui as despesas financeiras, inclusive as variações cambiais passivas, relativas a quaisquer tipos de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, empresas do grupo ou outras formas de obtenção de recursos. Aluguéis  - inclui os aluguéis  pagos ou creditados a terceiros, inclusive os acrescidos aos ativos.

    Outras - inclui outras remunerações que configurem transferência de riqueza a terceiros, etc.

    Remuneração de capitais próprios (JCP) – valores relativos à remuneração atribuída aos sócios e acionistas.

    Acionistas . Juros sobre o capital próprio e dividendos - inclui os valores pagos ou creditados aos sócios e acionistas por conta do resultado do período, ressalvando-se os valores dos JCP transferidos para conta de reserva de lucros.

    .Lucros retidos e prejuízos do exercício  - inclui os valores relativos ao lucro do exercício destinados às reservas, inclusive os JCP quando tiverem esse tratamento;

    . As quantias destinadas aos sócios e acionistas na forma de JCP, independentemente de serem registradas como passivo (JCP a pagar) ou como reserva de lucros, devem ter o mesmo tratamento dado aos dividendos no que diz respeito ao exercício a que devem ser imputados.

    Fonte: Livro contabilidade avançada – Paulo Viceconti  e Silvério das Neves

  • LEI Nº 11.638, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2007.

    Art. 188.  As demonstrações referidas nos incisos IV e V do caput do art. 176 desta Lei indicarão, no mínimo:

    I – demonstração dos fluxos de caixa – as alterações ocorridas, durante o exercício, no saldo de caixa e equivalentes de caixa, segregando-se essas alterações em, no mínimo, 3 (três) fluxos:

    a) das operações;

    b) dos financiamentos; e

    c) dos investimentos;

    II – demonstração do valor adicionado – o valor da riqueza gerada pela companhia, a sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída