-
Segundo a doutrina, em contas credoras (como é o caso do passivo em questão) os testes realizados pelo auditor devem ser direcionados para: teste principal para subavaliação de passivo e teste secundário para subavaliação de ativo.
Isso porque, pelo princípio da prudência, verifica-se primeiro se há uma subavaliação da conta fornecedores (teste principal) e, caso exista, como consequência, a contrapartida em estoques (teste secundário) também estaria subavaliada.
gabarito: D
Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/auditoria-concurso-tcm-sp-prova-comentada/
-
Não foi registrado o Débito(aumento) na conta Mercadorias e nem o Crédito(aumento) em Fornecedores.
Portanto, ambas as contas ficaram SUBAVALIADAS.
O Teste principal de SUBAVALIAÇÃO deve ser nas contas de natureza CREDORA e o de SUPERAVALIAÇÃO nas contas DEVEDORAS, porém nada está superavaliado.Logo, Principal de SUBAVALIAÇÃO no Passivo e Secundário também de SUBAVALIAÇÃO NO ativo.
-
A grosso modo, os testes de auditoria poderão ser realizados em contas de resultado (receita, despesas e custos) e patrimoniais (ativo passivo e PL).
Objetivo dos Testes:
1)Contas de resultado
-> Receitas: testar a subavaliação (isto é, o fraudador alega que auferiu receita "a menor", de modo a reduzir o resultado)
-> Despesas e custos: testar a superavaliação (isto é, o fraudador alega que teve uma despesa/custo elevada, de modo a reduzir o resultado).
2) Contas patrimoniais
---> Ativo:
- Teste principal: superavaliação do ativo
- Teste secundário: subavaliação do ativo e despesa; superavaliação do passivo e receitas
---> Passivo:
- Teste principal: subavaliação do passivo
- Teste secundário: subavaliação do ativo e despesa; superavaliação do passivo e receitas
Visto isso, o enunciado nos diz: "Em consequência disso, as contas de fornecedores a pagar e mercadorias para revenda apresentaram distorções no exercício de competência.", logo será teste aplicado em conta de passivo, em que o teste principal será SUBavaliação de passivo e o secundário de SUBavaliação de ativo.
Sérgio Furtado
-
Os ativos geralmente são testados para superavaliação.
Os passivos geralmente são testados para subavaliação.
Ao constatar a subavaliação no Passivo, em razão do não registro das contas a pagar a fornecedores (teste principal), automaticamente testou-se o Ativo (conta estoques) na mesma direção.
Gabarito D
-
GABARITO: D
-
Teste principal:
Devedora - Superavaliação
Credora - Subavaliação
Teste secundário:
Devedora - Subavaliação
Credora - Superavaliação