SóProvas


ID
1663075
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Pedro quer enviar uma mensagem para Maria, porém o sigilo é importante nesta comunicação. Somente Maria deve ser capaz de ler a mensagem. Por outro lado, Maria precisa ter a garantia de que a mensagem foi enviada por Pedro.

Para garantir a autenticação do autor e a confidencialidade dos dados, será necessário utilizar: 

Alternativas
Comentários
  • sidnei almeida não é a letra b pq a criptografia simetrica não garante (1 autoria, 2 não repudio) essas duas caracteristicas somente assimetrica!

  • como envolve autenticação e confidencialidade tem que utilizar respectivamente chave privada do emissor e chave pública do receptor.

    1 par de chaves para Maria e outro para Pedro.

  • LETRA C. Não é muito dificil chegar a este resultado. Porém, é preciso ter muuuuuuita atenção. 2 pares de Chaves publicas - 1 par pra cada parte. Ex: P(3212,32), M(2132,34)    2 Pares de Chaves Privada - 1 par pra cada parte. Ex: Ppr(3212,56), Mpr(2132,89)        Criptografia Assimétrica!!!!         Pedro assina a mensagem utilizando sua chave privada e encripta com a chave publica de Maria. Maria descriptografa a mensagem com sua própria chave privada (que somente ela conhece. Dessa maneira, garantindo a confidencialidade). Na mensagem descriptografada por ela, estará a assinatura de Pedro. Dessa forma está garantido tambem a  autenticidade. 
  • Essa questão ta muito foda, pois criptografia baseada em chave assimétrica garante a confidencialidade, pois apenas o destinatário da mensagem consegue decifra-la, mas quem garante que a mensagem realmente esta vindo daquele emissor? Afinal de contas qualquer um pode enviar uma mensagem para Maria, pois a chave pública de Maria é pública. É nesse contexto que entra  a assinatura digital, ela garantirá a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem. 

    Dai fiquei em dúvida entre:

    c) dois pares de chaves públicas e privadas;
    d) criptografia assimétrica para assinatura digital;

    Eu marquei a letra d, mas a questão informa que a correta é a letra c. "dois pares de chaves públicas e privadas" isso esta bem genérico.

  • Essa questão tem de ser feito por eleiminação. Sobrando a C como melhor resposta.

    Prof. Almeida Junior

    www.meubizu.com.br

  • Gabarito está C.

     

    Mas não poderia ser a D também?

     

    Criptografia = confidencialidade

    Assinatura digital = integridade, não repúdio e autenticidade

  • Concordo com vc amigo Sávio, acredito que a D poderia ser a resposta, eu marquei a alternativa D.

    Cabe recurso sim...

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Essa FGV quer ser uma banca grande fazendo questões desse tipo Letra D também está certa.

  • Explicação:

    Nesse caso, Pedro deve criptografar a mensagem com sua chave privada (dessa forma a assinatura digital está garantida - leia-se autenticidade), em seguida criptografa novamente usando a chave pública de Maria. O texto final criptografado só pode ser decriptografado por Maria, o qual é a única possuidora da chave privada correspondente. Assim, a confidencialidade é fornecida.

     

    Alternativa C: criptografia assimétrica na assinatura digital não fornece confidencialidade.

     

     

  • A questão está mal formulada. Do jeito que tã, dã a entender que são 8 chaves no total. Quando ele coloca "2 pares de chaves publicas e privadas", da a entender que são 4 chaves publicas e 4 chaves privadas(1 par é igual a dois e se são dois pares de publica e dois pares de privadas, da 8 no total). Bem, mas considerando que temos uma bola de cristal e advinhemos o pensamento do examinador, para esse caso são necessarios um par de Chaves publicas - 2 chaves pra cada parte. Pedro assina a mensagem utilizando sua chave privada e encripta com a chave publica de Maria. Maria descriptografa a mensagem com sua própria chave privada (que somente ela conhece. Dessa maneira, garantindo a confidencialidade). Na mensagem descriptografada por ela, estará a assinatura de Pedro, que pode ser verificada com a chave publica deste. Dessa forma está garantido tambem a  autenticidade.

  • C. dois pares de chaves públicas e privadas; correta