SóProvas


ID
1663615
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O RUP organiza o desenvolvimento de software em quatro fases, nas quais são tratadas questões sobre planejamento, levantamento de requisitos, análise, implementação, teste e implantação do software. Cada fase tem um papel fundamental para que o objetivo seja cumprido, distribuído entre vários profissionais, como o analista de sistemas, projetista etc., entre outros aspectos. Considere:

I. Desenvolve ou adquire os componentes de software. O principal objetivo desta fase é o desenvolvimento do sistema de software, com foco no desenvolvimento de componentes e outros recursos do sistema.

II. Abrange a modelagem do modelo genérico do processo. O objetivo desta fase é realizar de forma mais detalhada a análise do domínio do problema, revisando os riscos que o projeto pode sofrer. A arquitetura do projeto começa a ter sua forma básica. Indagações como “O plano do projeto é confiável?", “Os custos são admissíveis?" são esclarecidas nesta etapa.

III. Abrange a entrega do software ao usuário e a fase de testes. O objetivo desta fase é disponibilizar o sistema, tornando-o disponível e compreendido pelo usuário final. As atividades desta fase incluem o treinamento dos usuários finais e a realização de testes da versão beta do sistema visando garantir que o mesmo possua o nível adequado de qualidade.

IV. Abrange as tarefas de comunicação com o cliente e o planejamento. É feito um plano de projeto avaliando os possíveis riscos, as estimativas de custo e prazos, estabelecendo as prioridades.

Os itens numerados de I a IV acima descrevem, respectivamente, as fases: 

Alternativas
Comentários
  • O RUP é um modelo constituído de fases que identifica quatro fases distintas no processo de software. No entanto, ao contrário do modelo em cascata, no qual as atividades são equalizadas com as atividades do processo, as fases do RUP são estreitamente relacionadas com o negócio, e não a assuntos técnicos. São elas:


    - Concepção: O objetivo da fase de concepção é estabelecer um business case para o sistema. Você deve identificar todas as entidades externas (pessoas e sistemas) que vão interagir com o sistema e definir as interações. Então, você deve usar essas informações para avaliar a contribuição do sistema para o negócio. Se essa contribuição for pequena, então o projeto será cancelado depois dessa fase.

    - Elaboração: As metas da fase de elaboração são desenvolver uma compreensão do problema dominante, estabelecer um framework da arquitetura para o sistema, desenvolver o plano do projeto e identificar os maiores riscos do projeto. No fim dessa fase, você deve ter um modelo de requisitos para o sistema, que pode ser um conjunto de casos de uso da UML, uma descrição da arquitetura ou um plano de desenvolvimento de software.

    - Construção: A fase de construção envolve projeto, programação e testes do sistema. Durante essa fase, as partes do sistema são desenvolvidas em paralelo e integradas. Na conclusão dessa fase, você deve ter um sistema de software já funcionando, bem como a documentação associada pronta para ser entregue aos usuários.

    - Transição: A fase final do RUP implica transferência do sistema da comunidade de desenvolvimento para a comunidade de usuários e em seu funcionamento em um ambiente real. Isso é ignorado na maioria dos modelos de processo de software, mas é, de fato, uma atividade cara e, às vezes, problemática. Na conclusão dessa fase, você deve ter um sistema de software documentado e funcionando corretamente em seu ambiente operacional.


    Fonte: Sommerville, 9 Edição, Capítulo 2, página 34.